1⁰ Simpósio de Meliponicultura e Apicultura da região central foi realizado em Santa Maria

0
281

Nos dias 10 e 11 de novembro, foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria o 1⁰ Simpósio de Meliponicultura e Apicultura da Região Central.

Durante estes dois dias teve várias palestras e oficinas.

Através do convite realizado pela Emater, o Apiário TR do Passo dos Freires dos irmãos, Tarciso e Rubinei, se fizeram presente.

O Apiário TR foi recentemente reconhecido como o 3⁰ Melhor Mel do Estado durante o Seminário Regional em Balneário Pinhal.

Os irmãos estão sempre presente junto a estes eventos, para assim acompanharem o que tem de novidade neste setor de produção.

Para os produtores, o que mais chamou a atenção deles, foi do método inovador de troca de rainhas através da colocação de realeira na melgueira. 

A demonstração foi do Criador Décio Sehan, da região de Santa Cruz, durante as oficinas.

Também esteve presente no Seminário, várias empresas do ramo Apícola e Melipona onde os visitantes puderam conhecer e adquirir novos equipamentos e inovações ligado ao setor.

Os Apicultores de São Sepé estavam acompanhados do Extensionista da Emater, Patrick Rosa, que estava como palestrante do evento com a palestra Intitula: “Meliponicultura como ferramenta de educação Ambiental”.

Durante a palestra, Patrick fez relatos de experiências realizadas na região, através de suas palestras. 

” O objetivo principal é a conscientização ambiental onde desde cedo as crianças aprendem a importância da preservação da natureza.

Entendemos que esta prática pode ser utilizada como metodologia didática dos professores das mais diversas áreas, como Biologia, Geografia e Historia. Também podendo ser criada no ambiente urbano e rural, aumentando a fonte de renda das famílias” disse Patrick Rosa.

Na foto os irmãos Tarciso e Rubinei Evangelho e Patrick Rosa da Emater.