55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul eleitos e reeleitos tomaram posse

0
90

 

 

 

Os 55 deputados estaduais eleitos tomaram posse, na terça-feira (31), no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em sessão solene. O grupo é composto por 31 nomes que já atuam na Casa e 24 em primeiro mandato ou que retornam ao Parlamento.

 

A renovação dos assentos para a 56ª Legislatura estadual (2023 a 2026) é de quase 44%, índice inferior ao do pleito de 2018 (mais de 50%). Já o número de partidos representados permanece o mesmo de agora: 15 (a atual Legislatura iniciou com 17 bancadas, mas foi reduzida pelo processo político interno).

 

Mesa Diretora

 

O deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) foi eleito por unanimidade o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O político ficará um ano no cargo.

 

A chapa é composta pelos seguintes parlamentares: 1º Vice-presidente: Delegada Nadine (PSDB); 2º Vice-presidente: Valdeci Oliveira (PT); 1º Secretário: Adolfo Brito (PP); 2º Secretário: Eliana Bayer (Republicanos); 3º Secretário: Paparico Bacchi (PL); 4º Secretário: Luiz Marenco (PDT). Primeiro Suplente de Secretário: Edivilson Brum (MDB); 2º Suplente de Secretário: Dr. Thiago Duarte (União); 3º Suplente de Secretário: Matheus Gomes (PSOL); e 4º Suplente de Secretário: Prof. Cláudio Branchieri (Podemos).

 

Desafios

 

O novo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), falou sobre os principais desafios do Estado no novo mandato. Sobre a estiagem que assola o RS, o presidente lembrou que o assunto não é novo, mas que é uma pauta que certamente será discutida na Casa já no começo dos trabalhos legislativos. Garantiu ainda que os parlamentares também buscarão soluções no âmbito federal para enfrentar o problema.

 

Sobre a infraestrutura, informou que a Casa irá atuar para que o governo, ainda que não consiga concluir as obras nos próximos quatro anos, comece os trabalhos em 100% dos municípios que ainda não possuem acesso asfáltico.

 

Em relação às concessões, enfatizou que a legislação autorizativa para o Executivo conceder as rodovias à iniciativa privada já passou pela Casa e a questão só voltaria caso haja alguma alteração a ser feita na lei. Não descartou, porém, que os termos e condições das concessões sempre podem ser motivos de discussão pelos deputados. “Aqui é o palco dos grandes debates e esta Casa está aberta a ouvir a todos os interessados e posições favoráveis e contrárias”, enfatizou.

 

Composição

 

Os perfis detalhados de cada um dos 55 deputados estaduais eleitos já está disponível para consulta pública por qualquer cidadão, no site al.rs.gov.br.

 

Confira, a seguir a lista de integrantes por partido, em ordem decrescente por número de componentes.

 

– PT: Adão Pretto Filho, Jeferson Fernandes, Laura Sito, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.

 

– PP: Adolfo Brito, Ernani Polo, Frederico Antunes, Guilherme Pasin, Joel de Igrejinha, Marcus Vinícius e Silvana Covatti.

 

– MDB: Beto Fantinel, Edivilson Brum, Juvir Costella, Luciano Silveira, Patrícia Alba e Vilmar Zanchin.

 

– Republicanos: Eliana Bayer, Gustavo Victorino, Martim Todesco, Rodrigo Zucco e Sérgio Peres.

 

– PSDB: Kaká D’Ávila; Nadine Anflor; Neri Carteiro; Pedro Pereira e Valdir Bonatto.

 

– PL: Adriana Lara, Claudio Tatsch, Kelly Moraes, Paparico Bacchi e Rodrigo Lorenzoni.

 

– PDT: Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Gilmar Sossella e Luiz Marenco.

 

– União Brasil: Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Thiago Duarte.

 

– Psol: Luciana Genro e Matheus Gomes.

 

– Podemos: Claudio Branchieri e Ronaldo Santini.

 

– Novo: Felipe Camozzato.

 

– PCdoB: Bruna Rodrigues.

 

– PSB: Elton Weber.

 

– PSD: Gaúcho da Geral.

 

– PTB: Elizandro Sabino.

 

Fotos- Celso Bender/ Assembleia Legislativa do RS