Pavilhão do Artesanato na Expointer contará com 184 artesãos expondo seus produtos

0
167

Sobrado, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana da Boa Vista,  Santana do Livramento, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Segredo, Sertão Santana, Sobradinho, Tapes, Taquara, Torres, Tramandaí, Veranópolis,  Viamão e Vila Flores.

Edição anterior

A última edição do evento, a 40ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), realizada de 26 de agosto a 3 de setembro de 2023, contabilizou 25.921 peças comercializadas, que somaram R$ 1.592.609,13 em vendas. As peças mais vendidas foram as peças em biscuit (enfeites de cuia), artigos em couro (chinelos campeiros, alpargatas) e artigos de madeira.

PGA

A Expoargs é promovida anualmente pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), simultaneamente à Expointer. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada ao governo do Estado.

Texto: Ascom FGTAS
Edição: Secom.