Procurando Hudson- Sérgio da Silva Almeida. Crônica

0
298

Após dar um pulo no estande da empresa Eko’7 na Expointer, fui logo procurar o touro Hudson que, pelo segundo ano consecutivo, ganhou o título de animal mais pesado da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

Com seus estupendos 1450 quilos, o gigante da Boa Esperança, fazenda do advogado e pecuarista cachoeirense Edgar Lima, o Cacaio, foi novamente a maior atração da feira.

Caminhei a passos largos pelos corredores do pavilhão de bovinos até chegar no box do Hudson, porém ele não estava lá. Alguém comentou: “Ele foi levado para dar entrevista na TV”.

A frase mexeu com meu imaginário: “O touro foi dar entrevista?!”. Perguntei: “Será que ele volta logo?”. A resposta arrancou risadas dos que estavam ao meu lado: “Com aquele peso, vai demorar…”.

Horas depois retornei, e encontrei o limousin de cor avermelhada cercado de curiosos que queriam tirar fotos com ele e tocá-lo. De repente, a voz às minhas costas me fez tirar os olhos do dócil e deslumbrante animal: “Sérgio Almeida, já vou aí tirar foto contigo!”. Era Cacaio abanando a mão e sorrindo. Ele se aproximou trazendo uma pá com cabo de madeira cheia de esterco, e me pediu: “Pega, e me diz qual é o peso”. Eu agarrei o objeto, e confirmei: “Caramba, está pesado!”. Cacaio explicou: “Se a pesagem tivesse sido feita antes dele defecar três vezes, teria dado uns 20 a 30 quilos a mais”.

Enquanto eu e o diretor-presidente da Eko’7, Paulo de Souza, éramos fotografados ao lado de Hudson e daquele que foi o primeiro a assinar minha Carteira Profissional (minha estreia no mercado de trabalho foi no escritório de advocacia de Edgar Lima, em 1988), escutei a fala de um gaúcho pilchado que saiu louco de faceiro com o celular em mão contendo a imagem do touro: “Barbaridade, não dá pra segurar o aparelho de tão pesado que o bicho é…”.

Hudson também se mostrou brioso e valente. Durante a cerimônia de abertura, ele e Bortolozzo, touro que pesa 984 quilos, se golpearam com denodo na pista central. Foi uma peleia das brabas, cujo round durou quase um minuto e deu um trabalhão aos tratadores que contiveram a fúria dos animais. E depois da viralização do vídeo da briga nas redes sociais, o que mais se viu pelas ruelas estreitas do parque foram os visitantes da 47ª Expointer procurando Hudson.