Vereadores participam de reunião com membros da USPA

0
170

A situação dos animais de rua de São Sepé, principalmente dos cachorros, tem ganhado atenção especial dos Vereadores. Na manhã de terça-feira (14), uma nova reunião a pedido da União Sepeense de Proteção aos Animais (USPA) foi realizada na Casa Legislativa. A Câmara vem debatendo junto aos representantes do órgão que atuam na causa animal, no município, na tentativa de encontrar soluções para os animais abandonados e medidas que possam conter a proliferação de cães e gatos na cidade. Participaram do encontro membros da USPA, Vereadores, assessores e o vereador de Santa Maria Luis Fernando (PDT) que falou da experiencia vivida na cidade vizinha.

Durante a reunião membros da USPA falaram da importância da criação de uma Lei Municipal para fiscalização e punição. Conforme Jack Spencer o abandono vem crescendo agora no interior do município. “Agora com o monitoramento de câmeras pela cidade, os abandonos estão ocorrendo em áreas rurais, estradas e rodovias. Por isso precisamos de leis mais severas que fiscalize e puna os infratores”, ressalta Jack.

O Presidente da Casa vereador Renato Rosso (PP) e o vereador Leopoldo Faria (PDT), explanaram suas ideias e defesas como campanhas de conscientização da população para a castração em massa, senso dos animais e micro chipagem. “Precisamos de uma atuação forte e conjunta dos órgãos junto a população para atingir os objetivos necessários”, destaca Renato Rosso.

A vereadora Vladia Freitas e o vereador Clecio Pigatto, ambos PDT, ressaltaram a importância da criação de leis e fiscalização. “Precisamos de Leis que fiscalize e seja certeira, pois há casas que tem mais animais do que pessoas”, adverte Pigatto.

O vereador Filipe Ilha (NOVO), falou sobre o direito das pessoas e da segurança de andar nas ruas e não ser atacado por animais. “Cachorros comunitários não é uma saída que funcione. É de extrema importância que cada animal tenha o seu proprietário e que o mesmo seja responsável”, diz Filipe Ilha.

O vereador Claudiocir Ferreira (PSB) lembrou que a Lei não pode se contrapor as Leis Federais já existentes. “Temos que ter cuidado sobre a Lei, somos bem amparados. Além disso precisamos credenciar os tutores de cada animal para que possamos aplicar a Lei e para isso tem que ter efetividade e fiscalização”, lembra Claudiocir Ferreira.

Por fim, o vereador Eto Vargas (PP), falou sobre a importância da união entre os órgãos e se propôs a ser o locutor entre o Legislativo e Executivo. “Todas as pautas

são de extrema importância e fico responsável de ser a ponte junto ao Prefeito Municipal para ajudar no que for preciso”, observa Eto Vargas.

Finalizando o encontro, integrantes da USPA apresentaram alguns dados sobre a situação dos animais e também sobre o problema que um canil traria para o município. “A USPA não estará envolvida em projetos que é a favor da construção de um canil”, finaliza Laura Rodrigues, diretora da USPA.

Como encaminhamento desta primeira reunião, fiou decidido a criação de uma comissão parlamentar que fazer um estudo da legislação pertinente até 31 de janeiro; uma nova reunião preparatória e por fim, uma audiência pública.

Informações: Assessoria de Comunicação do Legislativo- Por Anderson T Vargas.