A humildade vem da alma: Joice Figueiredo- Crônica
Não há valor maior em uma pessoa, do que sua humildade, já dizia uma frase criada por mim mesma. A humildade pode ir além de aparências, status ou até de classe social, pois diz muito mais de como você é com um ser humano qualquer, exemplo disso quando oferece ajuda a senhora do mercado que não consegue ver o valor do produto, quando você levanta a mão para cumprimentar aquele senhor(a) que te conhece desde pequeno(a) e te enxergou na rua.
Ser humilde é discernir que por mais inteligente, bem-sucedido e com um abano de experiências na bagagem, é preciso saber ter paciência para ensinar o que você um dia recebeu. A humildade é aquela qualidade que vem de quem é simples em essência, em como age com qualquer ser humano e sem soberba diante daqueles que são menos vistos.
A humildade é agir com simplicidade diante de um momento difícil, ouvir de ouvidos bem abertos aqueles que são invisibilizados pela maioria, meus amigos da melhor idade. Oferecer a sua melhor atenção a quem se sente já esquecido. Humildade é oferecer aquele abraço demorado, em que muitos nem se quer tem por muito tempo. É prover o olhar mais cuidadoso possível a aquela história do seu passado contado por alguns. É muito mais que gestos grandiosos em busca da visibilidade alheia, é palavras afáveis capazes de abraçar aqueles que estão em seus piores momentos.
Humildade é ensinar com as maiores das empatias a aqueles que clamam por tua ajuda e tentar aprender os melhores ensinamentos daqueles que já viveram mais que você. Ser humilde é reconhecer que todos nós temos o mesmo valor, desde a faxineira do hospital até o médico que lhe atende quando você está doente, desde aquele estudante com dificuldades intelectuais até o professor com uma ampla formação, desde a vendedora da loja até o gerente que tem o poder de fiscalizar tudo.
De entender que todos temos o direito de errar e que é muito normal. Ser humilde é valorizar muito mais as pessoas do que as coisas. É olhar para o próximo sem sombra de interesses. É aquela que nos faz baixar a guarda e nos ensina a ter mais empatia. A que nos faz tirar toda pele que haver de orgulho em si e se vestir da que olha para as vulnerabilidades e imperfeições que muitos enfrentam.
A humildade vem da alma, demostrado de dentro para fora aquilo que ninguém vê e entende. Vem do nosso coração e de como reconhecemos nosso próprio valor. Vem da alma, pois ao agirmos com originalidade tentamos não temermos aos olhos que buscam nos fazer indiferentes. Ela vem do âmago do nosso interior, onde o ego se quebranta e abre espaço para a nossa mais linda essência. É aquela que brilha de uma forma tão discreta, pois se destaca na forma de ser e de como trata qualquer ser humano.