Legislativo de Formigueiro realizou a 12ª Sessão Ordinária 

0
112

Na segunda-feira, 31, ocorreu a 12ª sessão ordinária da 15ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Formigueiro.

No expediente da sessão, tema livre:

Gilson Severo (MDB): falou sobre a Corsan, do trabalho realizado em frente a Câmara e em outros pontos da cidade, da reparação dos calçamentos; diz estarem colocando relógios nas casas para medir a pressão da água e que em outros municípios estão cobrando o contribuinte, mas aqui em Formigueiro eles não irão cobrar, pois ninguém tem culpa se não tem pressão nas torneiras de suas casas.

José Cardoso (MDB): deixa o convite a população sobre o dia 2 de abril, dia mundial da conscientização do Autismo e fala sobre a importância deste dia e do carinho e atenção que estas pessoas merecem e sobre entender e respeitar seus limites; comenta sobre a necessidade de um acostamento na VRS-808 e deixa de sugestão para ser levado a marcha do vereadores.

Marcelo Oliveira (Progressistas): comenta sobre um pedido que fez sobre reparos em uma ponte na saída do Cemitério Municipal que da acesso a VRS-808; fala que em breve, com o apoio dos vereadores fará um pedido de providência para a colocação de dois quebra-molas em frente a Escola João Isidoro Lorentz e no Oliva Lorentz Schumacher, pois os veículos cruzam em alta velocidade.

Mateus Ruviaro (MDB): neste espaço faz agradecimentos pelos pedidos que fez, sobre a retirada de uma árvore em frente a barragem do município; parabeniza os envolvidos do projeto “Saúde bocal nas escolas” no qual fazem uma avaliação dentária nos alunos das escolas do nosso município e frisa a importância desta área; comenta sobre uma reunião que participou sobre um possível projeto de uniformes para alunos da rede municipal e junto a isso recolhimento do material reciclável, ressaltando a importância para quem frequenta a rede municipal e principalmente para quem mais precisa.

Valdecir Bortoluzzi (Progressistas): comenta sobre as estradas onde as máquinas já estão na região faladas na última sessão e pede ao líder de Governo o patrolamento da estrada do Mato Grande onde está péssima circulação; comentou sobre reabertura no Posto de Saúde do Fundo do Formigueiro, das consultas odontológicas expressando sua felicidade com a notícia e deixa sugestão de trazer para o Posto do Cerro do Louro também.

Aci da Silva Cardoso (Progressistas): faz uma colocação sobre a Corsan, onde o Legislativo e Executivo tem que cobrar um trabalho de comprometimento; comenta que terá sua primeira agenda com o prefeito e vai tratar sobre uma possível ligação no corredor próximo a ponte do Cemitério Municipal. Deixa uma sugestão de implementação com alunos para que a população do interior consiga ter um transporte coletivo para se deslocar até a cidade.

Claudionir Bender (MDB): comenta sobre o dia 2 de abril, dia mundial sobre a conscientização do Autismo onde neste dia se realizará uma solenidade para à conscientização da comunidade que irá ocorrer em frente à prefeitura, reforça esse importante convite a todos. Deixa também sugestão para que depois da sessão que vai ser realizada no Cerro do Louro seja ofertado um momento de manifestação para as pessoas da comunidade.

Elisane Rodrigues (PT): reforçou sobre o atendimento médico nas segundas e quintas-feiras à tarde, no Posto do Fundo do Formigueiro; fala sobre um terreno no Bairro Scherer onde sai o tratamento da caixa do esgoto para saber de quem é o terreno para conseguir realizar um pedido de roçada, comenta que recebeu o prêmio mulheres de luta concedido pelo deputado

Estadual Valdeci Oliveira e diz que continuara defendendo a inclusão das mulheres, comunidades quilombolas, agricultura familiar e apae deixando seu apoio.

Por fim o presidente da Câmara, vereador Pablo Milani faz o uso da palavra comunicando sua ausência na última sessão onde estava cumprindo agenda em Curitiba juntamente com o prefeito Cristiano Cassol, participou do evento Smart City Curitiba para trazer inovações para nosso município em educação, saúde, segurança pública e etc; reforça um convite para os vereadores e comunidade do Conselho Regional de Enfermagem para uma audiência pública “Basta de violência na enfermagem” dia 2 de abril às 18h em Santa Maria, colocando a nossa Câmara a disposição para a equipe de saúde do nosso município; também convida para o dia mundial da conscientização do Autismo, dia 2 de abril onde a prefeitura fará um pedágio solidário com parceria da Brigada Militar em frente a mesma às 9h da manhã; fez um pedido de informação solicitando ao Executivo a cópia do contrato com a empresa Corsan, contando com toda a documentação para melhor fiscalizar o trabalho da mesma e cobrar melhoras; agradece a secretaria de Obras pelos pedidos que fez sobre troca de iluminação e foi atendido com sucesso; manifesta seu apoio e ressalta a importância do projeto dos uniformes para alunos das escolas do município.

Por – Mariana Machado/ Assessoria de Comunicação do Legislativo.