
Depois de oito erros consecutivos contra, finalmente o Grêmio teve uma ajuda da arbitragem.
O Grêmio voltou a vencer após cinco partidas de jejum ao bater o Bahia por 1 a 0, na manhã e tarde deste domingo, na Arena, em Porto Alegre.
O triunfo, marcado por um lance polêmico de pênalti, ajudou o time gaúcho a deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
A vitória tricolor foi definida por um gol do atacante dinamarquês Braithwaite, aos 10 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti controversa.
O lance gerou bastante discussão: após jogada de Cristaldo, Braithwaite invadiu a área e caiu após um leve contato com o goleiro Marcos Felipe. O árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou a penalidade, mesmo após ser chamado pelo VAR, comandado por Marco Aurélio Ferreira, para revisar o lance. Ele manteve a marcação de campo, o que gerou críticas de comentaristas de arbitragem, que discordaram da decisão.
Durante a semana, o clube gaúcho já havia se envolvido em polêmicas relacionadas à arbitragem, inclusive com uma reunião na CBF para discutir decisões recentes que teriam prejudicado a equipe.
Apesar da pressão do Bahia, especialmente no segundo tempo, o time visitante teve dificuldades na finalização e não conseguiu balançar as redes. O Tricolor de Aço criou chances, mas pecou nas conclusões, contribuindo para o resultado favorável ao Grêmio.
Com o resultado, o Grêmio respira na tabela e sai da zona da degola. Já o Bahia, que vinha em boa fase, sofre um tropeço que interrompe sua sequência positiva.
O Grêmio volta a campo na quinta-feira, às 19h, na Arena, contra o Sportivo Luqueño, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, encara o Juventude no domingo, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi.