Irã anuncia fim do conflito com Israel

O Presidente Pezeshkian diz que Teerã venceu guerra de 12 dias ‘imposta por Israel’. Cessar-fogo foi anunciado por Trump após bombardeiro contra instalações nucleares iranianas no sábado (21) e ataques do Irã à base americana no Catar na segunda (23).
Segundo a imprensa estatal iraniana, o presidente Masoud Pezeshkian classificou o desfecho como uma “grande vitória” para a nação e afirmou que a guerra foi “imposta ao Irã pelo aventurismo de Israel”.
A declaração ocorre horas após o início oficial de um cessar-fogo, anunciado pelos Americanos
na noite anterior e mediado com apoio do Catar.
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, havia dito na véspera que “a nação iraniana não é uma nação que se rende”, sinalizando que o país manteria firmeza mesmo após os ataques americanos e israelenses.
Em tom de advertência, o Comando Militar Conjunto do Irã afirmou que Israel e os Estados Unidos devem “aprender com os golpes esmagadores” sofridos durante os ataques iranianos — tanto no território israelense quanto na base americana de Al-Udeid, no Catar. A declaração foi divulgada pela mídia estatal.
Netanyahu saúda “vitória histórica” após cessar-fogo com o Irã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou como uma “vitória histórica” o desfecho do conflito com o Irã, durante pronunciamento televisionado à nação nesta segunda-feira (23), após 12 dias de confrontos.
“Alcançamos uma vitória histórica”, afirmou Netanyahu no início do discurso, que durou cerca de 10 minutos. A declaração foi feita poucas horas após o início do cessar-fogo acordado entre os dois países.





