Saúde mental no trabalho: Pessoas importam – Francisco Melgareco

0
806

“Todos os nossos clientes são pessoas, todos os colaboradores das empresas são pessoas. Se você não entende de pessoas, não entende de negócios.”

Não há como falar de saúde mental no trabalho sem trazer essa citação de Simon Sinek. Com o tema em alta no momento, é preciso, em primeiro lugar, lembrar que tudo começa na forma como as pessoas são tratadas dentro das empresas. Se uma empresa não se preocupa em propiciar um ambiente saudável e não busca o bem-estar de seus colaboradores, tenderá ao fracasso nos negócios, será exposta à alta rotatividade e à total falta de engajamento.

Quando falamos em empresas, falamos diretamente em líderes. É preciso desenvolver lideranças que tenham em mente a importância da humanização da gestão, que saibam cuidar e desenvolver seres humanos. Líderes que saibam equilibrar cobrança com valorização e reconhecimento. A realidade ainda é, segundo a consultoria Michael Page, de que oito em cada dez pessoas que vão embora não pedem demissão da empresa, e sim do líder.

Não menos importante é a consciência coletiva de que cada pessoa deve cultivar bons hábitos e cuidar daquilo que está sob seu controle. Sua saúde mental no trabalho depende de uma vida equilibrada fora dele. Boa alimentação, atividades físicas, cuidados com o sono e momentos de lazer são exemplos de que primeiro se cuida do básico e fundamental: nosso corpo e nossa mente.

Mas o que torna um ambiente de trabalho tóxico?

Existem muitas particularidades em todas as empresas, mas, em geral, os problemas começam devido à comunicação ineficaz ou inexistente, falta de feedback, lideranças despreparadas, promoção e valorização da fofoca e da detração, falta de reconhecimento e desenvolvimento das pessoas.

É por isso que o foco deve ser sempre em pensar: “Estou fazendo a minha parte para que o ambiente de trabalho seja saudável? Eu faço parte do problema ou da solução?”

As pessoas estão ficando doentes no trabalho, e é justamente nesse ambiente que passamos a maior parte dos nossos dias. O remédio é consciência, desenvolvimento de gestão competente, liderança humanizada e promoção de um ambiente justo e saudável, sabendo que isso é responsabilidade de todos.