Atual CAMPEÃO do ENART fará retiro em São Sepé

Atual CAMPEÃO do ENART fará retiro em São Sepé para montagem de coreografias a serem apresentadas na Final do ENART 2025.
Nossa reportagem conversou com Ícaro Nicoloso sobre essa vinda para São Sepé e os preparativos para o ENART.
JG: O que, na visão da Instrução, foi determinante no trabalho do ano passado para que o DTG se consagrasse como grande campeão do ENART?
ÍCARO: Acreditamos que o comprometimento dos dançarinos em estarem presentes frequentemente nos ensaios, a dedicação em buscar a melhor performance e a entrega no momento da apresentação — transbordando todo o sentimento e criando conexão com a plateia — foram pontos determinantes.
Aliado a esse fator, destaca-se também a continuidade do trabalho, que vem sendo desenvolvido há muitos anos, amadurecendo a metodologia para melhorar o aprendizado e desenvolvendo os dançarinos nos aspectos técnicos. Tudo isso foi apresentado no palco com uma bela pilcha e uma temática que encantou a todos no evento, retratando um dos pilares do tradicionalismo — as famílias — e enaltecendo as mulheres ao homenagear nossas mães, avós e irmãs.
JG: Qual é a expectativa do grupo para o ENART deste ano e de que forma esse retiro em São Sepé faz parte da preparação para o festival.
ÍCARO: Esperamos desenvolver da melhor forma possível o trabalho deste ano, em que o DTG completa 20 anos de história. Nosso objetivo é representar e divulgar a UFSM e o DTG no maior festival de arte amadora da América Latina, cumprindo com um dos propósitos de um projeto de extensão: levar a UFSM além do Arco.
E, através dessa parceria entre DTG e São Sepé — na qual nosso dançarino Phillip teve papel fundamental, estreitando essa relação — escolhemos São Sepé como local para nosso retiro, onde serão criadas as novas coreografias que serão apresentadas no ENART 2025.
Fica aqui nosso agradecimento à cidade e aos nossos parceiros. Que essa parceria renda muitos frutos!
* Ícaro Nicoloso é integrante da Família Nicoloso que junto com seu pai (Sandro Nicoloso e sua mãe Luciana Mandracio Fagundes) ficam a parte da responsabilidade técnica do grupo.