Corsan realizou inauguração em Vila Nova do Sul

0
279

Corsan inaugura ponto de controle de qualidade da água e apresenta estudos para construção da estação de tratamento de esgoto em Vila Nova do Sul. 

A Corsan inaugurou, nesta sexta-feira, 22, o primeiro Ponto de Controle de Qualidade da Água (PCQ) em Vila Nova do Sul. Localizado na Praça Sinval Saldanha, no Centro, o equipamento permite que a comunidade tenha acesso, de maneira rápida e simples, aos parâmetros físico-químicos da água distribuída pela Companhia.

No PCQ, há um QR Code que dá acesso direto à página de controle de qualidade no site da Corsan pelo celular. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolhe a cidade e o período que deseja consultar e o arquivo com as análises fica disponível prontamente. A Corsan vai implantar 460 pontos em diversas cidades gaúchas, em locais de grande circulação de pessoas.

“Essa novidade trazida pela Corsan para o Rio Grande do Sul dá à população acesso aos parâmetros físico-químicos da água distribuída aqui para Vila Nova do Sul. Isso atesta o compromisso que a Corsan tem com o município e que o município tem com sua população de garantir a distribuição de uma água de qualidade dentro de todos os padrões de potabilidade”, destacou o gerente de relações institucionais da Corsan na Região Centro, André Finamor.

 

Estiveram presentes no evento o agente da Corsan em Vila Nova do Sul e vereador José Alexandre Berghan de Moura, o chefe de gabinete do prefeito Vitor Toledo e o prefeito José Luiz Camargo de Moura. “Esse ponto de controle é muito importante para que possamos oferecer à nossa comunidade um produto de qualidade e saudável para o cidadão”, ressaltou o prefeito.

*Estudo para implantação da estação de tratamento de esgoto*

Ainda na manhã de quinta-feira, 21, o gerente de relações institucionais, André Finamor, realizou uma videoconferência com o setor de engenharia da Corsan para apresentar ao prefeito José Luiz Camargo de Moura o início do estudo de concepção para as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário em Vila Nova do Sul. O primeiro passo será definir a área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que irá receber todo o resíduo doméstico da cidade para tratar e devolver de forma adequada ao meio ambiente.

Foram apresentadas três áreas viáveis para receber a ETE. Por se tratar de áreas particulares, a prefeitura irá auxiliar na negociação com os proprietários. Depois de definida a área da estação, passa-se ao projeto de execução das obras de implantação das redes coletoras de esgoto e dos ramais prediais para que as pessoas façam a ligação da casa até a rede que fica na rua.

A prefeitura solicitou que seja feito um planejamento para que as obras iniciem pela Avenida Dário dos Santos da Rosa. Segundo o prefeito, o asfaltamento da via tem previsão para acontecer até o início do próximo ano. A ação em conjunto permite a implementação da rede e a manutenção da pavimentação que será realizada no local.