Escritor gaúcho lança no RS continuação de livro best-seller nacional

0
83
_“A Cor que Nos Separa – A Origem” marca um novo capítulo na trajetória de Daniel Tonetto e aprofunda história da primeira obra._
Há histórias que atravessam gerações, revelando as marcas profundas deixadas pela escravidão, pelo racismo e pelos silêncios que moldam o Brasil. Em seu novo romance e continuação do best-seller nacional, “A Cor que Nos Separa – A Origem”, Daniel Tonetto conduz o leitor por séculos de memórias, acompanhando as trajetórias de duas famílias cujos destinos se entrelaçam.
Tudo começa em Angola, no século XIX, no porão de um navio negreiro rumo ao extremo sul do Brasil. A narrativa também conta a história de italianos que embarcaram fugindo da fome em direção ao país onde, em vez de sonho, encontram trabalho exaustivo e a constatação de que ali também há brancos explorando brancos — mas nada que se compare à brutalidade reservada aos corpos negros.
Publicado pela Avec Editora, o livro será lançado em 11 de agosto, na Feira do Livro de Santa Maria, evento do qual é patrono. A ligação de Daniel Tonetto com a Região Central do Estado, especialmente com Santa Maria e São Sepé, contribuiu para a escolha do local do lançamento, reforçando o caráter identitário da feira e sua valorização de autores com raízes locais. Haverá sessão de autógrafos das 9h às 20h e sistema drive-thru das 13h às 17h. A ação contará também com uma iniciativa solidária: para cada exemplar vendido no evento, será doado 1 kg de alimento não perecível.
“Mais do que reconstruir uma época, quis refletir sobre ancestralidade, escravidão, racismo, imigração, pertencimento e memória. Ao longo da narrativa, uma pergunta acompanha o leitor: até que ponto somos responsáveis por enfrentar as dores que herdamos daqueles que vieram antes de nós.
Os personagens carregam segredos que foram enterrados, mas nunca desapareceram. Porque aquilo que não é enfrentado permanece. Retorna nos afetos, nos preconceitos, nas ausências e nos ciclos de violência que parecem destinados a se repetir”, diz Tonetto.
A obra é ambientada no interior do Rio Grande do Sul e explora as relações familiares e sociais ao longo de gerações. Misturando fatos históricos, processos criminais, espiritualidade e realismo mágico, resgata vozes apagadas pela história oficial e convida o leitor à reflexão sobre como heranças de violência e preconceito continuam ecoando através das gerações — e sobre a força transformadora do amor para romper ciclos aparentemente inevitáveis.
“A Origem” é independente, mas está ligada ao universo de “A Cor que Nos Separa”, que alcançou o topo das listas de mais vendidos do país e se destacou em rankings que reúnem autores brasileiros e estrangeiros.
O prefácio é escrito por Oscar José Carlesso, cônsul honorário da Itália em Santa Maria, que conta que a obra “nos ajuda e incentiva a compreender melhor a nós mesmos e o mundo em que vivemos, a partir de nossas raízes”.
“Resultado de séculos de tradições indígenas, colonização portuguesa e uma onda significativa de imigrações no século XIX, o Rio Grande do Sul é conhecido hoje por sua diversidade. Esse mosaico único, ao mesmo tempo incorporado à cultura gaúcha, mantém-se e amplia-se através de grupos, associações, escolas, encontros, festas, características e costumes relacionados a cada etnia.
O Rio Grande do Sul é um exemplo de como a imigração pode enriquecer uma região, transformando-a em espaço onde diferentes culturas coexistem e se complementam. Nas palavras de vó Ndala: ‘… mundos distintos podem se misturar sem se destruir’”, avalia.
Daniel Tonetto é autor de oito romances, articulando produção literária consistente, presença acadêmica e experiência profissional no campo jurídico. Nos últimos anos, ele consolidou sua presença no cenário nacional com títulos como os romances Dois Caminhos (2024), que bateu recorde de vendas e foi lançado na Europa.
*Serviço*
* Quando: dia 11 de agosto, das 9h às 20h
* Onde: na Feira do Livro de Santa Maria, Praça Saldanha Marinho
* Drive-thru: das 13h às 17h (ao lado da Praça Saldanha Marinho, na Rua Venâncio Aires, próximo ao Theatro Treze Maio)
* Preço: R$ 40
* Para cada livro vendido, será doado 1kg de alimento não perecível
* Quem comprar uma edição do livro concorrerá a uma viagem para curtir a Serra gaúcha durante um final de semana
*Obras de ficção de Daniel Tonetto*
* O Inferno é na Terra (2002)
* Morte, Tráfico e Corrupção (2007)
* Crime em Família: O crime (2018)
* Crime em Família: O julgamento (2019)
* Crime em Família: O veredito (2020)
* O Madre Tereza (2021)
* Dois Caminhos (2024)
* A Cor que Nos Separa (2025)