A aprovação ocorreu nesta madrugada de quarta-feira, dia 24, durante reunião do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, na França.
A região de Caçapava do Sul também foi reconhecida.
Agora, com a aprovação, o documento oficial de Geoparque Quarta Colônia – Unesco será entregue em cerimônia que ocorrerá em Marrakesh, no Marrocos, em setembro, durante a 10ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da Unesco.
O Geoparque Quarta Colônia é formado pelos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, com idealização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus).
A chancela da Unesco como um Geoparque se deu pela beleza natural das paisagens, da abundância de água dos rios e cascatas, da raridade dos fósseis encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos, a cultura preservada dos imigrantes, entre outros aspectos.
Fonte: Rádio Integração.
Foto: Prefeitura de São João do Polesine.