A roupa guardada para uma ocasião especial – Joice Figueiredo. Crônica

0
262

Em um determinado momento da minha vida eu guardava as roupas que eu mais gostava para usar somente em um dia especial.

O que não se pode negar é que tem algumas pessoas que tem essa concepção ainda, que guardam suas melhores roupas somente para um momento único. É como se as roupas que tanto trabalhamos para adquirir precisam de uma razão excepcional para sair do roupeiro. Ao pensar assim, esquecemos que a gente nunca sabe o que pode acontecer no dia de amanhã e que todos os dias vividos podem ser nosso último momento especial.

Quando guardamos qualquer coisa para ser usado depois, é como se estejamos esperando uma validação externa para lidimar algo que é nosso, que foi conquistado por nós mesmos. Muitas vezes o “depois” pode não decorrer, pois a vida é algo contingente e os dias vividos passam muito de pressa.
Talvez aquele dia sublime tão esperado pode não ocorrer e você acabou deixando aquela roupa dobrada no cantinho do seu guarda-roupas intacta. Como se você tenha deixado para ser feliz depois, carregando uma promessa silenciosa, tempestuosa de expectativas para ser vista com bons olhos, fazendo parecer que somente aquele dia vai ser perfeito e bom de se viver.

Vestir-se bem é também um ato de amor-próprio e eu não estou dizendo em qualidade ou valor, estou me referindo a celebrar o seu ser, seu corpo e sua alma com o que você tem, mesmo sendo do mais simples. Então o agora deve sim ser celebrado, podendo ser em um passeio com a família, um chimarrão em um lugar bonito, ir tomar um sorvete há quatro quadras de casa, uma reunião familiar, uma caminhada ao ar livre, merece estar presente a nossa melhor versão, com uma roupa combinada, um perfume doce e um batom estampado na boca.

Não se trata de se achar melhor que ninguém e sim de se reconhecer como importante em qualquer instante da vida.
Não quis dizer que é errôneo guardar aquela blusa ou aquele short novo para um momento especial da tua vida, mas entender que aquela blusa e aquele short podem estar contemplando um nascer do sol ou um entardecer qualquer. Porque a verdade é que a vida não acontece só nos melhores momentos, ela acontece em pequenos e simples momentos.

O grande segredo é abrir o seu guarda-roupa todos os dias da sua vida e tirar aquela muda de roupa nova e usar em qualquer dia da vida, porque a vida acontece agora.