Abastecimento de água em São Sepé está garantido na segunda-feira

Após atuação da Procuradoria-Geral do Município, CORSAN/AEGEA confirma a instalação de gerador suplementar na Estação de Tratamento de Água; cidade não ficará desabastecida durante a manutenção da RGE programada para 11.05.2026.
A população de São Sepé não ficará sem água potável na próxima segunda-feira (11). A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), atualmente operada pelo grupo AEGEA Saneamento, comunicou oficialmente à Procuradoria-Geral do Município, na noite desta sexta-feira (
, que providenciou gerador suplementar de energia elétrica para manter em funcionamento a Estação de Tratamento de Água (ETA) durante o desligamento programado pela RGE, garantindo abastecimento ininterrupto em toda a cidade.
A providência foi adotada após a Procuradoria-Geral do Município, sob a coordenação do procurador Cláudio Adão Amaral de Souza (OAB/RS 57.043), preparar ação judicial com pedido de tutela de urgência, com o objetivo de obrigar a concessionária a instalar o equipamento e impedir que o reparo programado pela RGE — em poste situado nas proximidades da ETA — resultasse em interrupção do fornecimento de água em todo o Município.
Conforme nota oficial divulgada pela própria CORSAN no início da semana, o desligamento da rede elétrica que alimenta a estação de tratamento ocorreria entre o meio-dia e o final da tarde de segunda-feira (11), em razão de obra de manutenção em poste considerado de risco. A previsão original era de que toda a cidade ficasse sem água durante a intervenção, com normalização apenas gradativa após o retorno da energia — situação que poderia se estender pela madrugada de terça-feira, em razão da despressurização da rede e do esvaziamento dos reservatórios prediais.
“Não iremos esperar pela RGE. Já providenciamos o gerador e a ETA não fará parada alguma.”
— André Finamor, representante da CORSAN/AEGEA, em comunicação à Procuradoria-Geral do Município, em 09.05.2026 às 21:30.
A Procuradoria-Geral do Município agradece a sensibilidade e a presteza da concessionária na adoção da medida e registra que a solução adotada — locação de gerador para suprir a ETA durante a janela de manutenção da rede elétrica — é a mesma que vinha sendo postulada pelo Município junto à empresa, e que constava da minuta da ação judicial que se encontrava em vias de protocolo.
O procurador Cláudio Adão Amaral de Souza destacou que “a continuidade do abastecimento de água é serviço público essencial e não pode ser tratada como mero incidente operacional. A CORSAN/AEGEA tinha pleno conhecimento prévio do desligamento programado pela RGE, e a solução técnica — instalação de gerador — sempre esteve à disposição. O resultado obtido — sem necessidade de intervenção judicial — beneficia toda a população sepeense”.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO
Apesar da garantia de abastecimento, a Prefeitura Municipal recomenda à população que mantenha a habitual prudência no consumo de água durante a manutenção da rede elétrica pela RGE, evitando desperdícios e mantendo reservatórios domiciliares em condições adequadas de uso. Em caso de eventual irregularidade no fornecimento, os usuários podem registrar ocorrência diretamente na CORSAN pelos canais e app CORSAN, site cliente.corsan.com.br ou WhatsApp.
Quaisquer ocorrências também poderão ser comunicadas à Procuradoria-Geral do Município, que acompanhará, em tempo real, a operação da concessionária no dia da manutenção, a fim de assegurar o efetivo cumprimento da medida anunciada.
PRÓXIMOS PASSOS:
A Procuradoria-Geral do Município informa, ainda, que manterá em curso tratativas com a CORSAN/AEGEA para que a instalação de gerador suplementar passe a ser solução permanente na Estação de Tratamento de Água de São Sepé, evitando que situações análogas venham a se repetir no futuro — seja por novas manutenções programadas, seja por eventos climáticos ou outras ocorrências que afetem a rede de distribuição de energia elétrica.
A medida — prevista, aliás, no Plano de Resiliência Hídrica do Anexo VI do Contrato de Concessão nº 106/2024 firmado entre o Município e a concessionária — é considerada essencial para a redundância energética da infraestrutura de saneamento e está em consonância com as boas práticas setoriais e com as Normas de Referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Fonte- Procuradoria do Município de São Sepé e Coordenadoria de Comunicação.



