ANEEL está monitorando Barragem de Dona Francisca

0
456

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que está monitorando de perto a situação da barragem da UHE Dona Francisca que teve o Plano de Ação de Emergência (PAE) acionado após intensas chuvas nos municípios adjacentes ao rio Jacuí, no Rio Grande do Sul.

Com o maior volume de chuvas, foram verificadas afluências históricas na usina em torno de 14.000 m³/s, que superaram substancialmente a sua capacidade máxima de extravasão decamilenar (tempo de retorno de 10 mil anos), de 10.600 m³/s.

Diante disso, o PAE foi acionado, com o alerta de acionamento das sirenes móveis e evacuação da população afetada, com auxílio das Defesas Civis municipal e Estadual.

A população afetada presente na Zona de Autossalvamento (ZAS) está localizada nos municípios gaúchos de Nova Palma, Agudo, Dona Francisca, perfazendo um total de 640 pessoas.

Já na Zona de Segurança Secundária (ZSS), a população afetada perfaz um total de 5.270 habitantes, localizados nos municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul.

A ANEEL irá publicar boletins para informar as condições de segurança na região afetada pela barragem.

Fonte: ANEEL.