Apiários TR de São Sepé conquista 2º lugar na Fenamel 2026

Apiários TR conquista 2º lugar na Fenamel 2026 e reforça tradição familiar na apicultura de São Sepé.
O Apiários e Marcenaria TR celebrou uma importante conquista ao alcançar o 2º lugar na categoria mel escuro na 2° Fenamel que ocorreu entre os dias 30 de abril a 03 de maio de 2026 no município de Santiago-RS, reafirmando a qualidade e o reconhecimento de um trabalho construído ao longo de décadas no interior de São Sepé.
Localizado na comunidade de Passo dos Freires, o empreendimento rural é administrado pelos irmãos Tarciso Evangelho da Silva e Rubinei Evangelho da Silva, que há mais de 20 anos se dedicam à apicultura, mantendo vivo um legado familiar.
Com experiência consolidada no setor, os produtores vêm se destacando pela excelência do mel, especialmente por sua origem em áreas de mata nativa do Bioma Pampa, fator que garante características únicas ao produto e tem rendido premiações consecutivas nos últimos quatro anos na categoria mel escuro.
Além da produção apícola, os irmãos também atuam na marcenaria, fabricando itens essenciais para o setor, como caixas de abelhas, cavaletes móveis, caxilhos, alimentadores, tramas, mourões para alambrado, cochos e troncos para manejo de bovinos. O empreendimento conta ainda com agroindústria própria, onde realizam o beneficiamento do mel e de outros derivados das abelhas.
Entre os produtos, destacam-se o extrato de própolis, reconhecido por suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e por auxiliar no fortalecimento da imunidade e a pomada de própolis, utilizada tanto por pessoas quanto em animais, oferecendo ação hidratante e antisséptica para uso humano e sendo indicada no tratamento de alergias em animais.
O avanço da qualidade alcançada é resultado de anos de investimento em melhoramento genético dos apiários, manejo adequado, adoção de novas técnicas, participação em cursos, seminários e parcerias com universidades. Os produtores também integram a associação de apicultores de Vila Nova do Sul, fortalecendo o trabalho coletivo no setor.
O sucesso do empreendimento conta com o apoio da assistência técnica da Emater/RS – Ascar de São Sepé. Segundo o extensionista Patrick da Silva Rosa, “a apicultura no município segue em expansão, atraindo novos produtores e se consolidando como uma importante alternativa de diversificação nas propriedades rurais, especialmente pelo potencial dos subprodutos como o própolis, que possui aplicações tanto na saúde humana quanto animal”.
Mesmo com o reconhecimento e a qualidade comprovada, os produtores enfrentam desafios na comercialização. A agroindústria possui o selo de Inspeção Municipal (SIM), o que permite a venda dentro do município.
No entanto, a falta de adesão ao SUSAF ou SISBI limita a comercialização para outras regiões, resultando atualmente em uma grande quantidade de mel estocada.
A conquista na Fenamel 2026 simboliza não apenas um prêmio, mas o reconhecimento de um trabalho familiar comprometido com qualidade, inovação e valorização da produção local, levando o nome do município de São Sepé cada vez mais longe.





