Aprovado projeto que prevê divulgação de vídeos educativos antidrogas em eventos culturais

0
246

A Câmara Municipal aprovou o projeto 011/2023, de autoria do vereador Renato Rosso, durante a sessão ordinária de interiorização, na terça-feira, 18, no Bairro Kurtz.

A proposta aprovada por unanimidade entre os vereadores prevê que o município veicule vídeos educativos antidrogas na abertura de shows e eventos culturais no âmbito de São Sepé.

De acordo com o exposto na lei, entende-se por eventos culturais shows musicais, teatrais, de dança, apresentações, festas, rodeios, esportes, carnaval, bem como outros eventos similares, organizados pela municipalidade ou pela sociedade civil.

A exemplo de outras cidades, o projeto torna obrigatório a exibição destes vídeos para fins de acesso à informação, conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas.

Os vídeos também deverão informar sobre a existência do telefone 181, usado para denúncia de tráfico de drogas e deverão ter duração de no mínimo um minuto.

A criação dos vídeos será de responsabilidade das empresas organizadoras ou promotoras dos eventos.

As informações a serem veiculadas nos vídeos educativos de que trata a presente lei deverão abordar os

seguintes temas, dentre outros: conseqüências do uso de drogas lícitas e ilícitas; uso indevido de medicamento; drogas e sua relação próxima com a violência, prostituição e acidentes; os dependentes de drogas e suas chances de recuperação; a participação da família e da comunidade; alerta quanto aos perigos do contato com as drogas; divulgação de centros de tratamento e assistência aos usuários.

O vereador Renato Rosso (PP), autor da lei aprovada, destacou a importância da iniciativa. “É mais uma forma de combater o uso das drogas com conscientização principalmente aos jovens, essa lei beneficia nossa sociedade com prevenção e informação”, afirmou o vereador.

A presente lei segue agora para sanção do prefeito João Luiz Vargas.

Por Mateus Barreto. Assessoria de Comunicação do Legislativo.