Câmara de Vereadores de São Sepé promove Agosto Lilás

0
141

A Câmara de Vereadores de São Sepé está desde o início de agosto iluminada com a cor lilás, alusivo à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

O Observatório da Mulher Contra a Violência – do Senado Federal, realiza pesquisa desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil e em seu último demonstrativo que foi divulgado em 2021 apontou elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física.

Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%.
A Câmara de SS e o apoio às mulheres
E como forma de enfrentamento as diversas violências contra as mulheres, a Câmara Municipal de São Sepé disponibiliza desde 2022 a Procuradoria da Mulher, que foi instalada em centenas de câmaras municipais. A iluminação do prédio é uma das formas destacadas nesta luta. “Temos que acender as luzes a cerca deste tema para cuidar bem das mulheres, trazer a tona essa reflexão sobre mulheres em situação de violência”, destaca o presidente do legislativo, vereador Matheus Leão (PDT).

Tramita em plenário uma proposta de lei do vereador Marcelo Santos (Solidariedade) que estabelece o programa municipal de assistência psicológica às vitimas de violência doméstica e familiar no município.

“É nosso dever a partir desta legislação proteger as mulheres sepeenses”, defende o vereador autor do projeto. Outra matéria que está em tramitação é a proposta do vereador Humberto Stoduto (PSDB) que institui a campanha “Agosto Lilás” em São Sepé. “É dedicado a prevenção e conscientização pelo fim da violência contra a mulher, é um compromisso que firmamos nesta casa”, destaca Humberto. Os dois projetos foram apresentados na última sessão ordinária, 15.