Câmara entrega Título de Cidadão Sepeense e Medalhas Sepé Tiaraju e Lina Cassol

0
333

Uma noite solene na Câmara, na noite desta quinta-feira, 23, foi marcada por muita emoção e discursos de agradecimento pelas honrarias recebidas em plenário. Cinco homenagens foram entregues pelos vereadores.

Os títulos de cidadãos sepeenses, dados a pessoas que nasceram em outra cidade, mas moram a muitos anos em São Sepé e se destacam por alguma atividade relevante na comunidade foram entregues ao casal Rosimara Beatriz de Barros e Eduardo Giongo. Ambos naturais de Rio Pardo/RS, eles vieram morar no município em 2007, quando Rosimara assumiu a titularidade do Registro Civil de São Sepé e Giongo posteriormente a coordenadoria do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Emocionados, o casal agradeceu a homenagem de autoria do vereador Renato Rosso (PP) e destacaram sua paixão pela cidade que os acolheu. “Nossos filhos nasceram aqui e hoje nós trabalhamos com empenho e dedicação para que os sepeenses possam ter um atendimento de qualidade quando procuram nossos serviços”, disse Rosimara na tribuna.

A jornalista Zizi Machado também recebeu o título de cidadão sepeense de autoria do vereador Marcelo Santos (SD). Zizi, que é natural de Canoas/RS, veio morar no município em 1983. Cantora apaixonada pela música gaúcha e nativista coleciona diversas apresentações em festivais e eventos no estado. Apresentadora do programa diário Espaço Livre, na Rádio Fundação Cotrisel FM, Zizi é nome conhecido entre as personalidades da mídia na região. “Meu pai, Eulo Machado, era uma pessoa apaixonada por São Sepé, hoje vejo minha família e amigos e me sinto muito feliz e honrada com essa homenagem”, afirmou Zizi em seu agradecimento.

A escritora Vânia Lara Vargas Becker, presidente da Academia de Artes e Letras Sepeense e membro da Academia das Belas Artes do Rio Grande do Sul, recebeu a Medalha Sepé Tiaraju de autoria do vereador Humberto Stoduto (PSDB). Vânia que também é professora aposentada destacou seu amor por São Sepé e relembrou uma passagem de sua vida. Quando morou no Paraná por seis anos, devido a ligação com o nosso município, viajava de Umuarama a São Sepé para que duas das suas filhas nascessem aqui. “Eu vinha sozinha, meu marido ficava para trabalhar, porque queria que elas fossem sepeenses tamanho o amor que sempre tive por essa terra”, destacou Vânia.

O médico oftalmologista Luiz Gaspary Reetz recebeu a Medalha Lina Cassol, também de autoria do vereador Humberto Stoduto. Reetz é voluntário há mais de 20 anos em um projeto do Rotary Club que atende gratuitamente crianças e jovens com problemas de visão e auxilia no tratamento deles. ]

O trabalho foi reconhecido com a maior honraria na área da saúde em São Sepé. “Só posso agradecer imensamente por essa homenagem”, destacou brevemente o médico após receber a medalha que leva o nome da médica sepeense falecida em um acidente aéreo em 2007 e que foi uma das 20 maiores oncologistas reconhecidas no mundo.

Informações- Câmara de Vereadores de São Sepé Por Mateus Friedrich Barreto/Jornalista.