Cantinho do churras- Sérgio da Silva Almeida- Crônica

0
234

Além da fumaça vinda das queimadas, principalmente da Amazônia, que cobriu o céu do estado, o Rio Grande respira Semana Farroupilha.

A amiga Nedi Rosa postou vídeos em sua página no Facebook da chegada dos cavalarianos com a centelha da Chama Crioula – gaúchos e gaúchas que honram a tradição e que, diga-se de passagem, passaram por várias intempéries ao longo do caminho – ao Piquete Rancho dos Xucros, em Capão Novo, cidade onde mora. “A gauchada foi recepcionada com churrasco e fandango”, comentou.

A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula aconteceu no dia 16 de agosto, no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, durante evento que marcou o início dos Festejos Farroupilhas.

8E eu, três dias depois, após palestrar na cidade, retornei a Caxias pela BR 290 e me chamou atenção os peões e prendas, com chuvarada e ventania, cavalgando pelo acostamento e conduzindo a centelha da Chama Crioula aos 16 CTGs e 64 piquetes do Rio Grande.

Dias depois, ao voltar de palestra em Dois Irmãos, ouvi pela Rádio Pampa FM sobre a pesquisa divulgada pela empresa startup Loft mostrando que a comodidade mais valorizada pelos porto-alegrenses na hora de comprar um imóvel é a churrasqueira. E “me caiu os butiás do bolso” ao saber que, entre as três capitais da Região Sul, Porto Alegre, apesar de ficar à frente de Florianópolis, está atrás de Curitiba quando se trata da tradição mais conhecida dos gaúchos: o churrasco.

Não me chame de gaúcho de apartamento, mas, apesar de ter dois assadores de mão-cheia na Cabanha Quinheca: meus irmãos Enaldo e Alex Almeida, o Sapo, não sei fazer churrasco no espeto. “Ala-putcha-tchê!” – você deve estar pensando – “O filho do patrão de honra da Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul, José Benemídio Almeida (foto), não é assador?”. Entretanto, minha picanha ao forno com sal grosso é de “lambuzar os beiços”. E mais: na contramão da pesquisa, a primeira coisa que fiz quando adquiri um apartamento em Caxias do Sul foi mandar fechar a churrasqueira. Bah, agora tem alguns querendo me “largar pras cobras!”. Mas pense comigo: se não tem assador, para que ter cantinho do churras?