Casa de Saúde volta a realizar exames de tomografia

0
148

Com o tomógrafo computadorizado, a instituição poderá fazer até 600 exames/mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes de Santa Maria mais 33 municípios da região central do Estado.

Depois de quatro anos de espera, o hospital Casa de Saúde voltou a fazer tomografias computadorizadas pelo Sistema Único de Saúde. Com o exame, é possível fazer diagnósticos mais ágeis e precisos de alterações em qualquer parte do corpo, como traumas cranianos, tumores, processos infecciosos e até mesmo sinais de infarto.

Para a Presidente da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (SEFAS), Mantenedora do hospital Casa de Saúde, Irmã Liliane Alves Pereira, o tomógrafo é uma grande conquista não só para a instituição, mas principalmente para os pacientes atendidos pelo SUS.

– Hoje nós conseguimos realizar um grande feito dessa instituição: oferecer para Santa Maria e região um tomógrafo moderno, eficiente e resolutivo. Por isso, nós, da Associação Franciscana de Assistência à Saúde, agradecemos a todos envolvidos nesse processo: Secretarias Municipal, Estadual e Quarta Coordenadoria Regional de Saúde. Nossa gratidão por esse momento tão importante estar acontecendo! E aos pacientes, queremos dizer que sejam bem-vindos a mais um novo serviço de qualidade do Casa de Saúde.

A instituição atende 100% SUS e está credenciada para fazer até 600 tomografias por mês para pacientes de Santa Maria e de mais 33 municípios da região central do Estado, o que vai contribuir para diminuir a lista de espera. Só em Santa Maria, a demanda acumulada é de cerca de 3000 exames. O encaminhamento é feito via Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

O hospital não oferecia o procedimento há quatro anos, desde que o antigo equipamento estragou. O novo tomógrafo foi adquirido por meio de um convênio assinado em novembro do ano passado entre o Casa de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O investimento de R$ 1,3 milhão é proveniente do programa AVANÇAR na Saúde, do governo gaúcho. Atualmente, o Casa de Saúde realiza uma média mensal de 3 mil exames (raio-x, mamografia e ultrassonografia), além de aproximadamente 3,2 mil atendimentos no ambulatório, 500 internações, 200 atendimentos na maternidade (entre avaliações e internações) e 180 cirurgias.

Assessoria de Comunicação – Hospital Casa de Saúde
Juliana Motta  / Jornalista
MTB 12.224.

Fonte- Portal Off1.