Chuva forte causa estragos e mortes em cidades do RS

0
794

A forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul, com direito a granizo e ventos fortes, causou estragos em boa parte do estado. Entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira, há registros de casas destelhadas, buracos em telhados causados pelas pedras de gelo e alagamentos.

Há registro de quatro mortes no Estado devido às chuvas. Os problemas maiores são na região de Passo Fundo.

No domingo, a Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas. A vigência é até às 10h desta segunda-feira e atinge quase todo o estado.

Em Cachoeira do Sul, na Região Central do RS, uma casa foi atingida por um raio e ficou parcialmente danificada. A Defesa Civil prestou socorro ao morador, que não ficou ferido.

O início da semana traz alerta para Porto Alegre, com previsão de superar a média prevista para o mês de chuva em apenas dois dias, conforme a Climatempo Meteorologia.

O volume previsto para segunda e terça (5) é de 150mm a 180mm

A média do mês de setembro é de 148mm

Somente na segunda, a previsão é de chover 100mm, o que representa 67% da média do mês

Na faixa centro-sul, o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. Já na faixa centro-norte, a chuva será mais intensa e há previsão de tempestades (temporais/chuva volumosa). Importante destaque, na parte extremo oeste, a condição será de muita nebulosidade e tempestades de fraca a moderada.

Na metade sul do estado, o tempo será chuvoso. E para a metade norte, há alerta de tempestades intensas.

Para o Noroeste, Centro e Leste do estado, também chove bastante, entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 110 mm/dia pontualmente, de acordo com a Defesa Civil estadual, que também alerta para descargas elétricas, queda de granizo, vento forte e alagamentos.

Tendência:

Na terça, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul. Há condição de sol entre algumas nuvens e sem chuva em boa parte do estado. Na faixa norte/nordeste podem ocorrer chuva fraca na durante a madrugada e manhã. À tarde o tempo volta a ficar firme. Há previsão de geada na faixa sudoeste do estado.

A chuva deve retornar na quarta-feira e quinta-feira com grande intensidade.

Homem morre em Mato Castelhano:

Homem foi levado pelas águas em Mato Castelhano. Foto Bombeiros.

Um homem morreu após a caminhonete em que ele estava ser levada pela correnteza durante a chuva que atingiu Mato Castelhano, na Região Norte do Rio Grande do Sul, entre domingo (3) e segunda-feira (4). O corpo do homem, que não foi identificado, foi encontrado por volta de 10h.

Um outro homem, que também estava no carro, conseguiu sair do veículo por conta própria e está seguro. Ele não precisou de atendimento e está em boas condições de saúde, segundo os bombeiros.

Fotos de enchentes na região norte do Estado/ Reprodução.

Fonte: G1/RS.

Rodovias com interdições totais ou parciais

  • ERS-324

Bloqueio total entre Vila Maria e Casca (km 237,3): neste momento, há três metros de água cobrindo a ponte sobre o Rio Jordão.

Bloqueio total entre Passo Fundo e Marau (km 207): o segmento onde está situado São Luiz da Mortandade está alagado.

  • ERS-434

Bloqueio parcial entre Ciríaco e a BRS-285 (km 3): o tráfego está em meia pista em razão de água na estrada.

  • ERS-132

Bloqueio total entre Vila Maria e Camargo (km 4,35): o trecho se encontra com água na pista.

Texto sobre bloqueio de rodovias Liana Ramos Carvalho/Ascom Daer/ Edição: Secom