Clube social visto de cima: Sérgio da Silva Almeida

0
225

Para quem deseja estar em família, sem estresse, ser sócio de um clube social pode ser uma excelente opção de lazer. Afinal, o espaço permite acesso a diversos momentos de diversão, descontração e confraternização.

Quando eu era guri, no início da década de 1980, certo dia vi meu pai “felizão”: “Comprei um título de sócio remido de um clube social”. Eu e meus irmãos pulamos de alegria, pois era como se a felicidade tivesse entrado lá em casa, e parecia que não iria mais embora.

Durante um pedaço da infância e adolescência curti a estação mais quente do ano na sede campestre do clube, em Cachoeira do Sul.

A gurizada, utilizando trajes de banho, ficava “com o coração na mão” na fila do exame médico que era feito para verificar se os sócios que iriam usar a piscina não tinham doenças que pudessem ser transmitidas pela água.

O médico, que tinha os olhos treinados para diferenciar manchas inofensivas de outras que podiam indicar um quadro perigoso, também fazia a inspeção das unhas, orelhas, axilas, virilhas e espaços entre os dedos das mãos e dos pés em busca de micoses ou outro tipo de infecção. Bastava uma frieirazinha para ser reprovado e não receber a carteirinha carimbada.

Entretanto, quando lembro dos verões que passei no clube com amigos de idades próximas, há uma experiência inusitada que vivi no campo de futebol sete que nunca me saiu da cabeça.

Vou contar! Estava disputando uma pelada debaixo de sol escaldante quando, durante o intervalo, suado, bebi “guti guti” uma Coca-Cola supergelada no bico da garrafa. Sem entender o que estava acontecendo, passei a ver meu corpo, olhando-o pelo ponto de vista de um observador.

E ao notar a copa das árvores se distanciando, os banhistas na piscina, e me ver lá do céu, percebi que estava tendo uma experiência fora do corpo. A coisa toda durou alguns segundos até que eu fosse “sugado” de volta.

O que aconteceu depois não lembro. Só sei que flutuei como um drone e vi como era bela a sede campestre do clube vista de cima.