Comissão das Comunidades Quilombolas de Formigueiro emite nota

0
626

Nota de Manifestação:

”A Comissão das Comunidades Quilombolas de Formigueiro RS, em conjunto com o COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), vem através deste manifesto expressar sua mais profunda solidariedade, primeiramente à dor dos familiares e amigos da Sra. Zilda Correa Bittencourt, enlutados pelo trágico fato ocorrido no último sábado, dia 10 de fevereiro. Expressamos também nossa solidariedade à Comunidade Quilombola do Passo do Maia e de todo o município, que tiveram seus nomes ligados a esse triste acontecimento.

Como representantes das comunidades quilombolas, reiteramos nosso compromisso inabalável com os princípios da justiça, igualdade e respeito aos direitos humanos. Repudiamos veementemente qualquer prática que viole os preceitos legais e a dignidade humana.

É importante ressaltar que valorizamos e respeitamos toda a diversidade cultural e religiosa que promova o amor ao próximo, o cuidado e a solidariedade, valores fundamentais que são compartilhados por nossas comunidades. No entanto, repudiamos categoricamente rituais ou atividades que resultem em infrações legais, seja dentro ou fora de nossas comunidades.

Reafirmamos nosso compromisso com a construção de um ambiente de paz, justiça e respeito mútuo, visando sempre o fortalecimento e o desenvolvimento das comunidades quilombolas de Formigueiro.

Manifestamos nossa solidariedade aos enlutados e esperamos que a justiça seja feita, com o esclarecimento dos fatos e os responsáveis sendo devidamente punidos na forma da lei”.

Formigueiro, 16 de fevereiro de 2024.

Comissão das Comunidades Quilombolas de Formigueiro.