COMPREENDER: A ARTE DE DEIXAR O CORAÇÃO FALAR- Joice Figueiredo- Crônica

0
258

Compreender é deixar o olhar falar, a boca calar, o ouvido ouvir, o coração transbordar em acolhimento e a alma fluir quando se tratar de abraçar quem precisar. É um ato que cura de quem entrega e também a quem recebe. É deixar que o coração seja tocado pelo sentimento mais simples e puro possível.

É muito mais do que só ouvir e entender, permitir que o coração sinta tudo com verdade para no final tentar ajudar. É estar ali mesmo que em silêncio, oferecendo presença e espaço para que se consiga falar e não se explicar. É querer olhar o que as pessoas tem de bom em seu interior e perceber que o que realmente importa é o que elas te oferecem em essência.

É que por mais diferente que possamos ser em perspectivas de vida, é preciso respeitar. É assentir que a pureza da alma fale mais alto, deixando qualquer julgamento precipitado para trás. É se colocar no lugar de alguém sem nem saber o problema a qual lhe aflige. É ser verdade enquanto a maioria for mentira. É sempre escolher consumar empatia com quem é preterido pela sociedade.

É abrir o coração para entender quem por muito permaneceu exilado em seu próprio interior, com medo de ser julgado. Saber escutar o ruído de pedido de ajuda de quem nunca conseguiu gritar por socorro. É sentir quando tudo que alguém precisa é que lhe abrace, sem que haja nem uma palavra. É quando olhar no rosto daquele alguém desconhecido, saiba somente compreender sem condenar. É também significar a verdade do outro sem exigir o que a maioria é.

Compreensão não é simplesmente entender palavras ditas, mas sim deixar que o coração enxergue além do que somente vê a olho nu. Por falar em compreensão e de ser a arte de deixar o coração falar, é como uma dança de um silencio estarrecedor e uma escuta ininterrupta. Ao anuirmos que o coração se encontre com o mais lindo que possamos oferecer, tudo se transforma no melhor.