Da região de Cachoeira? Profa. Dra. Elaine dos Santos
Na semana que passou, eu acompanhei – entre curiosa e preocupada – uma discussão em um site de notícias de Cachoeira do Sul, cujo assunto era “Cachoeira do Sul e região”. Na verdade, a notícia versava sobre um fato acontecido no meu município, Re stinga Seca, e os leitores diziam que Restinga pertencia à região de Santa Maria, ou seja, não haveria motivos para a publicação daquela informação constar em um site com notícias da região de Cachoeira do Sul.
Considerando que o fórum de discussões sobre a notícia propriamente dita já havia sido desvirtuado, eu fiz um comentário, mais ou menos, nesses termos: “Como assim região de Cachoeira? Restinga Seca e a totalidade dos municípios da região central fazem parte do município de Rio Pardo.”
A minha reflexão seguiu no seguinte sentido. Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha foram criados em 1809. Com essa divisão, a região central estava integralmente sob jurisdição de Rio Pardo, quando, em 05 de outubro de 1820, houve a primeira eleição de vereadores e foi instalada a Vila Nova de São João da Cachoeira (o nome Cachoeira do Sul só foi adotado em 1944).
Adotada essa compreensão: o que seria “região de Cachoeira”? Alegrete, incluindo Livramento; e Caçapava, incluindo São Gabriel, foram elevados à condição de Vila em 1832. Foram, pois, desmembrados do município-sede, Cachoeira do Sul. Seriam ou não região de Cachoeira? Ainda no século XIX (19), Santa Maria separou-se de Cachoeira do Sul em 1857, passando à condição de Vila. “Como poderia Restinga pertencer à região de Santa Maria se Santa Maria era parte da região de Cachoeira?”
Em 1959, emanciparam-se Agudo, Faxinal do Soturno e Restinga Seca. Em 1988, houve a emancipação de Cerro Branco e Paraíso do Sul e, finalmente, em 1995, Novo Cabrais emancipou-se.
Mas eu ainda podia “complicar” um pouco mais (limitando-me aos meus conhecimentos de História da nossa região). “São Sepé e Formigueiro, por exemplo, não fazem parte da região de Cachoeira?” São Sepé foi criado por Lei Provincial em 1876, abarcando terras de Cachoeira e Caçapava. Quem instalou a primeira Câmara de Vereadores de São Sepé? Pedro Antônio de Medeiros, presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava: dedução óbvia, sem recorrer a documentos históricos: quando Caçapava desmembrou-se de Cachoeira “carregou” São Sepé e, com ele, Formigueiro, que se emancipou em 1963, e Vila Nova do Sul, cuja emancipação ocorreu em 1992.
Você, caro leitor, poderia questionar: qual a importância dessas reflexões? Quando se vê prefeituras e falsos estudiosos divulgando dados errados sobre municípios da nossa região, é nosso dever não esquecer que temos uma História, que foi feita por seres humanos, que se esforçaram para dar vida ao torrão em que nascemos. Eles não podem ser esquecidos e quando os documentos que dão validade às nossas existências como municípios são relegados a segundo plano, na prática, quem os faz está nos desrespeitando como munícipes, como cidadãos. Conhecer a nossa História é fundamental para que não percamos o vínculo com o lugar que nos viu nascer, crescer e, acima de tudo, eu tenho isso muito presente: recebeu o suor, o esforço e, finalmente, o corpo sem vida dos meus pais.