O Congresso Técnico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu nesta sexta-feira a nova fórmula do Campeonato Gaúcho para 2025, com redução de datas. O Gauchão terá três grupos de quatro equipes cada, que jogam contra os rivais das outras chaves.
A primeira fase tem turno único, com oito jogos contra equipes dos outros grupos. Inter, Grêmio e Juventude serão cabeças de chave. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais.
Os clubes entre quinto e oitavo lugares fazem um quadrangular e disputam a vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Os clubes restantes jogam um quadrangular na disputa contra o rebaixamento. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida de volta.
Assim, o Gauchão ocupa 12 datas do calendário – quatro a menos do que a edição anterior – e está marcado para iniciar no dia 22 de janeiro e terminar no dia 15 de março.
Foi a solução encontrada pela FGF e pelos clubes para acomodar o estadual no calendário da CBF para 2025, com o Brasileirão disputado de março a dezembro e interrupção para o Mundial, que começa em 15 de junho e vai até 13 de julho.
Os grupos foram definidos em sorteio durante o congresso técnico. A tabela detalhada da competição deve ser divulgada pela FGF nas próximas semanas.
Veja os grupos do Gauchão 2025:
Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida.
Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga.
Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz.
Fonte: GE.