Delegada de São Sepé coordenada ”Operação Interfraude” com ação em diversos Estados do Brasil 

0
1245

POLÍCIA CIVIL GAÚCHA DESENCADEIA NOS ESTADOS DE SÃO PAULO, ALAGOAS E PARANÁ, A “OPERAÇÃO INTERFRAUDE”, NO COMBATE A CRIMES DE ESTELIONATO (Fraude eletrônica) e ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E LAVAGEM DE DINHEIRO.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de São Sepé/RS, com apoio das Polícias Civis do Estado de São Paulo, Alagoas e Paraná, deflagrou na manhã desta terça-feira (24/06/2025), nas cidades de São Paulo/SP, Mauá/SP, São Vicente/SP, Guarulhos/SP e Caieiras/SP, Diadema/SP, Maceió/AL, Marechal Deodoro/AL e Coritiba/PR a ”OPERAÇÃO INTERFRAUDE”, no combate a crimes de estelionato, na modalidade GOLPE DA FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO.

Nesta modalidade de golpe as vítimas recebem uma ligação telefônica onde os golpistas identificam-se como sendo do banco e que foram realizadas transações no cartão de crédito da vítima. A vítima já em estado de estresse acaba fornecendo informações de sua conta aos golpistas, os quais alegam que necessitam confirmar dados da conta para prosseguir com o atendimento. Os golpistas acabam por instalar aplicativos de acesso remoto no celular da vítima e assim realizam transações bancárias.

Na operação de hoje, foram cumpridos 47 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão temporária e 35 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Paraná, nas cidades de São Paulo/SP, Mauá/SP, São Vicente/SP, Guarulhos/SP e Caieiras/SP, Diadema/SP, Maceió/AL, Marechal Deodoro/AL e Coritiba/PR.

A investigação teve início em fevereiro de 2024 pelos Crimes de Fraude Eletrônica e Associação Criminosa. Após diversas diligências chegou-se a identificação de integrantes da associação criminosa, os quais se encontram nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Paraná.

Foram presas 06 pessoas até o momento, 01 mulheres e 05 homens, sendo 05 deles na cidade de São Paulo/SP, pq na cidade de Maceió/AL.

A vítima em questão nesta investigação possui 57 anos de idade e teve um prejuízo aproximado de R$ 800.000,00 (Oitocentos mil reais). A data do fato foi em 07/02/2024, quando começaram as ligações para a vítima. Foram aproximadamente 16 meses de investigação pela Delegacia de São Sepé, que identificou 43 (quarenta e três) criminosos envolvidos na ação criminosa e que direta/indiretamente receberam o dinheiro oriundo do crime.

A ação foi coordenada pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de São Sepé e contou com a colaboração de 09 policiais civis do Rio Grande do Sul e 61 do Estados de São Paulo, Paraná e Alagoas com o apoio logístico e operacional da Chefia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, viabilizando o trabalho integrado entre as Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo – DOPE/SP, Alagoas e Paraná, no enfrentamento à associação criminosa voltada a prática do crime de Estelionato.

Informações e imagens | Comunicação da Polícia Civil.