Deputado Hamm articula no Senado avanço de projeto para renegociação de dívidas agrícolas

0
74
O deputado federal Afonso Hamm anunciou, nesta terça-feira, avanços significativos na tramitação do Projeto de Lei 5122/23, que trata da renegociação e do alongamento das dívidas de produtores rurais. Após reunião na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ficou definida uma convocação extraordinária para a votação da matéria para quarta-feira, dia 13 de maio, às 10h.
O parlamentar gaúcho, que é um dos principais articuladores da proposta construída “a várias mãos” na Câmara dos Deputados, cumpriu agenda intensa no Senado Federal. Hamm reuniu-se com o presidente da CAE, senador Renan Calheiros, e com lideranças do setor agropecuário, incluindo os senadores Tereza Cristina, Hamilton Mourão e Luís Carlos Heinze.
O objetivo central do PL 5122/23 é oferecer fôlego financeiro aos agricultores, permitindo que as dívidas sejam escalonadas ao longo de várias safras. Segundo Afonso Hamm, a medida é urgente para garantir a continuidade da produção e o cumprimento de compromissos financeiros, especialmente para os produtores do Rio Grande do Sul, que enfrentam desafios climáticos e econômicos severos.
“Estamos trabalhando em uma solução que permita ao produtor rural ter mais safras para honrar seus compromissos. É uma vitória para o agro brasileiro e, muito especialmente, para os nossos agricultores gaúchos”, afirmou o deputado.
A votação na CAE é considerada o passo definitivo antes da matéria seguir para o plenário. O texto atual busca integrar as contribuições do setor produtivo com as propostas do Governo Federal, visando um consenso que acelere a implementação das medidas de alívio ao crédito agrícola.