Dnit Anuncia estudos para duplicação da BR-290 entre Pantano Grande e Rosário do Sul

0
114

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá iniciar, até o final de 2024, os estudos de viabilidade para a duplicação da BR-290, no trecho entre Pantano Grande e Rosário do Sul.

A notícia gerou expectativa na região de que a tão aguardada duplicação da estrada possa se estender até São Gabriel. A informação foi dada pelo superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro, durante o 12º Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha, no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre, na última quinta-feira, 10 de outubro e noticiada pelo Jornal do Comércio.

Se concretizada após o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) do trecho de 376 quilômetros entre as duas cidades, a duplicação impulsionará o investimento pretendido pela CMPC em Barra do Ribeiro, onde a empresa planeja instalar uma nova planta de celulose. O projeto injetará R$ 24 bilhões no Estado, e a duplicação permitirá agilizar o transporte de madeira das regiões para essa nova unidade da CMPC.

A duplicação do trecho de 115 quilômetros entre Eldorado do Sul e Pantano Grande já está em andamento, com um investimento previsto de mais de R$ 800 milhões. Hiratan afirmou que, se tudo ocorrer conforme o planejado, a obra será concluída em 2026. A notícia também alimenta expectativas de que a duplicação possa chegar a São Gabriel. Embora lideranças regionais tenham pedido que a obra se estenda até Uruguaiana, a duplicação até Rosário do Sul já representa um avanço significativo.

Reportagem: Marcelo Ribeiro/ Caderno 7.