Duas pessoas morreram em deslizamento de terra em Santa Maria

0
477

Uma grave ocorrência no começo da tarde desta quarta-feira (1°) foi registrada pelos órgãos de segurança e salvamento que atuam em Santa Maria por causa da enxurrada dos últimos dias. Parte do Morro do Cechella veio abaixo, por volta das 14h15min, atingindo ao menos três residências da Vila Canário, no Bairro Itararé. Até o momento, há o registro da morte de duas mulheres – de 45 anos e de 17 anos, mãe e filha – e de dois feridos.

Até por volta das 16h30min, toda a área do entorno do deslizamento foi evacuada, ou seja, os moradores foram orientados a deixarem suas residências, uma vez que há possibilidade de novos deslizamentos. A evacuação foi feita com apoio de representantes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Os moradores que tiveram de deixar suas casas foram encaminhados pela Prefeitura para o salão da Igreja Santa Catarina, nas proximidades da região. Ao menos 10 pessoas que moram na Vila Canário estão no local.

Conforme a Defesa Civil, houve o desprendimento de pedra no topo do morro, que arrastou árvores e demais pedras. É feito o trabalho manual de resgate e de procura de novas vítimas, serviço que depende muito das condições climáticas em função das fortes pancadas de chuva. Para o resgate, a Prefeitura disponibilizou maquinários para a retirada dos entulhos e a consequente busca por vítimas.

Áreas de risco

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, junto com a Defesa Civil, já monitorava a região do Morro do Cechella, que é considerada de risco devido às construções ao pé do morro. O mesmo ocorre aos moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Vila Churupa, também no Bairro Itararé, onde os moradores estão sendo avisados sobre o risco de permanecerem nas residências. Ao menos 10 pessoas daquela região foram levadas também ao salão da Igreja Santa Catarina.

Doações

Na frente da Igreja Santa Catarina, há espaço para doação de roupas. Dentro, já estão sendo montadas camas e preparados alimentos aos desalojados.

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763) e Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria.