Eleito o novo Papa

0
135

 

Americano Robert Prevost é anunciado como novo papa. Ele adota nome Leão XIV.

Cardeal tem 69 anos, nasceu em Chicago e trabalhou na América Latina. Ele é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco.

Durante seus comentários, o Papa Leão XIV agradeceu aos seus colegas cardeais por escolhê-lo para liderar a Igreja Católica.

 

“Gostaria também de agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro e caminhar com vocês como uma Igreja unida. Sempre buscando paz e justiça. Buscando trabalhar com homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho e ser missionários”, disse ele.

 

Apesar da origem norte-americana, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.

Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

De perfil discreto e voz tranquila, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas.

Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.