Em 2021 São Sepé foi o primeiro município do RS a Decretar Emergência Climática

0
165

EM 2021, SÃO SEPÉ FOI O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL A DECRETAR EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Em 2021, no Dia do Meio Ambiente (5 de junho) São Sepé se tornou a primeira cidade do Rio Grande do Sul e a segunda do Brasil a reconhecer emergência climática, assumindo o compromisso de contribuir para que o mundo limite urgentemente o aquecimento global.

As chuvas torrenciais de forma simultânea no Rio Grande do Sul, na Líbia, Espanha, China e Grécia, não podem ser consideradas meras coincidências.

O Rio Grande do Sul não é o principal responsável pelo aquecimento global, mas pode ajudar a contê-lo.

Pensando nisso, São Sepé se associou ao ICLEI – rede global comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável, que busca influenciar as políticas de sustentabilidade e impulsionar ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono.

O Prefeito João Luiz Vargas também assinou o Pacto dos Prefeitos pelo Clima e a Energia, com o comprometimento de zerar as emissões até 2050.

Desde então, a Prefeitura criou programas como o IPTU Verde, instalou energia solar no Ginásio Municipal e participa do Programa de Transição Energética.

Pensando no futuro, o município também busca recursos para a realização de inventário de emissões de gases do efeito estufa.

Combater as causas das mudanças climáticas é urgente e necessário, pois caso isso não ocorra, estes eventos serão cada vez mais intensos e imprevisíveis como o que aconteceu em terras gaúchas.