Empreendedorismo na escola: Sérgio da Silva Almeida

0
469

No fim de semana passeei pela 23ª Fenarroz (Feira Nacional do Arroz), em Cachoeira do Sul. Visitei expositores, revi amigos e comprei uma mateira de couro made in Irapuá (localidade onde cresci, no interior de Caçapava do Sul).

Assisti aos shows de Clenio Bibiano e Diego Cruz, e de Marcos Veleda e Jeferson Marrom, e até “dei uma palhinha”, de um jeito meio sem jeito, da música gaúcha “Guri arteiro,” que compus no ano passado.

Em um bate-papo leve e descontraído com o jornalista Cleiton Santos rememoramos meu artigo “Resista às ‘beliscadinhas’”, sobre seu sucesso em perder peso com saúde. E conheci o aplicativo de um supermercado onde o associado, além de ter acesso a descontos exclusivos, ganha uma sacola retornável e um cofre porquinho na hora do cadastro.

Ao ver os porquinhos vermelhos lembrei que aprendi a poupar ainda guri, quando meus pais me deram um cofrinho em forma de latinha de refrigerante da Poupança Apesul.

Entretanto, um dos pontos mais altos de minha visita à feira foi a “aula” que recebi sobre o projeto da Coopertotem, de quatro simpáticas, persuasivas e otimistas alunas do Colégio Totem (foto). Com elas aprendi que um dos objetivos da cooperativa escolar é o estímulo ao empreendedorismo entre os estudantes. Quem acompanha essa coluna sabe que me alegro toda vez que vejo uma instituição de ensino oferecer atividades ligadas ao tema, já que estudos mostram que muitos estudantes pensam em abrir um negócio no futuro, mas poucos deles se preparam para empreender.

 

Por fim, as meninas me contaram que para a produção do objeto de estudo (um brownie de chocolate delicioso), elas tiveram de elaborar um plano de negócio para descobrir a melhor maneira de atuação no mercado. E mais: que o valor arrecadado será revertido para os estudantes. “No ano passado foi instalado um bicicletário no colégio”, explicaram entusiasmadas.

Atitude digna de aplausos, pois se queremos uma cidade mais próspera no futuro, é preciso que as escolas invistam na formação da mentalidade empreendedora dos alunos.