Escritora sepeense participa do II Sarau Virtual da Literatura Gaúcha

0
68

No dia 27 de janeiro de 2023, em Porto Alegre, aconteceu o encerramento do VIII Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, com a realização do II Sarau Virtual da Literatura Gaúcha, no formato híbrido.

O município de São Sepé foi representado pela Academia de Letras e Artes Sepeense (ALAS), na figura da sua presidente, Vânia Becker. A atividade teve a presença de escritores de diversas faixas etárias, mesclando o tema livre ao lema do FSMPI 2023, “um novo mundo é possível, grisalho”.

 

Sobre a sua participação no Sarau Poético, que foi muito elogiada, a presidente Vania diz sentir-se muito honrada de manter essa relação institucional com a Academia Riograndense de Letras e feliz por levar o nome de São Sepé além das suas fronteiras.

 

“A minha participação foi com uma poesia chamada “Matriz Amorosa”, que eu elaborei depois da organização de uma fala sobre a origem da mulher gaúcha que eu fiz na Semana Farroupilha, apresentada no Centro Cultural e depois para as mulheres agricultoras do município. Eu reuni esse material e compus essa poesia, sobre a origem da mulher gaúcha”, explicou.

 

A ALAS foi fundada em 21 de maio de 2009, por Juraci Martins e tem como finalidade a cultura da língua, da Literatura Nacional e das Artes. O objetivo da Academia é incentivar e fomentar as letras e as artes no município. Hoje a ALAS possui 30 cadeiras de acadêmicos efetivos e perpétuos. Destes, 25 são naturais e residentes de São Sepé. Os outros 5 são de cidades da região central do Estado, denominados acadêmicos correspondentes. Além das oficinas literárias, projetos culturais e sociais, participação em concursos literários, a ALAS prepara alguns lançamentos de livros para este ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal- Por Camila Fogliarini.