Espetáculo Triângulo Cultural é destaque em São Sepé

0
584

Dentro da programação de aniversário de São Sepé, na tarde desta sexta-feira, 14 de abril, na Fundação Afif, aconteceu o espetáculo Triângulo Cultural Delas – Das Pretas, das Minas, das Monas.

A apresentação reuniu artistas de Santa Maria, Santiago e São Sepé, que buscam dar visibilidade a produções comunitárias, mostrando histórias de lutas das mulheres negras e trans.

O primeiro ato foi “As Pretas”, uma apresentação de dança do Grupo da Associação de Mulheres Quilombolas Abayomi (Comunidade Remanescente de Quilombo do Passo dos Brum-São Sepé-RS), com “Aygbas das Ruas e das Águas”, que representa a força e a capacidade de se organizar de um povo que preserva a própria cultura e resiste a tudo, unido.

Na sequência, “As Minas”, com o grupo de Mulheres Negras de Santa Maria apresentando “Laba laba: o Voo dá essência e Movimento Negro”, problematizando rótulos e estereótipos sobre o corpo da mulher negra, assim como a busca por uma nova perspectiva através da própria ancestralidade. Na língua africana Yorubá “laba laba” quer dizer “Borboleta”. Encerrando o “Triângulo Cultural Delas”, “As Monas”, “Layza Taylor: A História de uma Diva”, que traz um monólogo contando a história de sucesso, sofrimento e traumas de uma mulher transexual, apresentado por um grupo de artistas de Santiago.

O projeto é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Edital SEDAC n° 16/2021 FAC das Artes de Espetáculo, realizado com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Fonte- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.