Executivo de São Sepé apresenta ao Governo do Estado o Programa de Obras Populares

0
161

Na tarde de quinta-feira, dia 27, o prefeito João Luiz Vargas apresentou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano o Programa de Obras Populares – POP Infra, criado pela Prefeitura de São Sepé.

O objetivo principal do POP Infra é superar os gargalos de infraestrutura nos bairros, atendendo as demandas de planejamento de médio e longo prazos, fortalecimento do senso de pertencimento das comunidades dos bairros, adequação dos investimentos às perspectivas de longo prazo, possibilidade de parcerias entre o setor público e o investidor privado e melhor aplicação de recursos extraorçamentários, advindos de emendas parlamentares e programas dos Governos Estadual e Federal.

Os projetos de infraestrutura priorizados serão reunidos em eixos estratégicos com destaque especial para Infraestrutura Social e Urbana, com a finalidade de executar ações integradas de pavimentação, drenagem, distribuição de água, implantação de obras de esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana e inclusão social. A expectativa é que sejam captados para investimentos, em 24 meses, mais de R$ 10 milhões.

A apresentação foi feita diretamente ao secretário estadual Rafael Mallmann, que recebeu pedidos para que o Governo Estadual também integre a política pública.

“Estamos adequando projetos de pavimentação para captar recursos estaduais e federais. Precisamos do apoio de todos os agentes políticos para que o programa dê certo”, disse João Luiz.

Entre os pedidos, está a pavimentação da rua Osvaldo Aranha, até a interseção com a BR-392. “Essa obra é um pedido da Câmara de Vereadores, através do vereador Humberto Stoduto, e vai atender uma área urbana que está em expansão” , esclareceu o prefeito.

Conforme Mallmann, em breve o Governo do Estado abrirá editais para escolha de projetos, e todos os pedidos do POP Infra serão analisados.

“Existem critérios de investimentos, e a tendência é que uma ou outra obra consiga ser contemplada. Obviamente o Governo do Estado não tem condições de atender todos os pedidos feitos, mas aqueles prioritários serão avaliados e se cumprirem as exigências do convênio, receberão recursos para a obra”, concluiu Mallmann.

O POP Infra será lançado em agosto pela Prefeitura de São Sepé.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.