Fundação Afif vai realizar Exposição “Rainhas dos Clubes Sociais Negros

0
1233

Exposição “Rainhas dos Clubes Sociais Negros: beleza negra, identidades e representações”

A Fundação Afif Jorge Simões Filho, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), realiza a Exposição “Rainhas dos Clubes Sociais Negros: beleza negra, identidades e representações”, uma exposição que celebra o protagonismo de mulheres negras que conquistaram títulos em certames de beleza nos Clubes Sociais Negros do Brasil e do Uruguai.

A pesquisa que dá origem à exposição foi desenvolvida pela Especialista em Museologia Giane Vargas, desde o ano de 2001, sendo também resultado das investigações de sua tese de Doutorado defendida em 2017 pela UFSM intitulada: “PARA ENCHER OS OLHOS”: IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS RAINHAS E PRINCESAS DO CLUBE TREZE DE MAIO DE SANTA MARIA NO JORNAL A RAZÃO (1960-1980).

Em 2020, foi criado na UNIPAMPA, o Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, coordenado pela Profa Giane Vargas, ampliando a agenda de trabalhos acadêmicos nesta área.

A programação inicia no dia 13 de outubro, às 19h, com a Oficina de Produção Cultural para as Relações Étnico-Raciais, ministrada por Pamela Cristina, produtora cultural da exposição.

No dia 14 de outubro, às 9h, acontece a palestra “Clubes Sociais Negros como Instrumento Pedagógico e Antirracista”, com a professora Giane Vargas, seguida da abertura oficial da exposição, às 10h. À tarde, às 14h, será realizada uma Roda de Lembranças com as Rainhas do Clube Visconde do Rio Branco, no hall da Fundação.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 15 de novembro, no hall da Fundação Afif Jorge Simões Filho.

O evento integra as ações conjuntas da Fundação e do COMPIR em prol da valorização da identidade, da memória e da diversidade étnico-racial no município de São Sepé, RS.

Por Rosana Mathias | Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.