O Grêmio conquistou um ponto importante fora de casa na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo de tricolores nesta sexta-feira, às 21h, o time gaúcho saiu na frente, acabou sofrendo a virada, mas não desistiu e igualou o placar.
Com gols de Braithwaite e Reinaldo para o Grêmio, e de Arias e Kauã Elias para os donos da casa, o jogo acabou em 2 a 2.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO na Arena lotada, no primeiro jogo com casa cheia após os desafios impostos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Imortal voltou a somar ponto como visitante. Para o desafio contra o Fluminense, o técnico Renato Portaluppi manteve as mesmas peças na linha de defesa. Já no meio, Dodi e Edenilson foram as novidades em comparação à última partida, nos lugares de Pepê e Monsalve. Na frente, Aravena, Soteldo e Braithwaite permaneceram como titulares.
Nos primeiros minutos da etapa inicial, o Grêmio levava perigo ao ataque adversário, com boas chances de João Pedro e Reinaldo, mas sem chute a gol efetivo. O Fluminense respondia na mesma medida, com Kauã Elias e Arias.
Aos 25 minutos, um contra-ataque fulminante do Imortal. Rodrigo Ely afastou de cabeça e a bola ficou com Reinaldo, que lançou para Aravena. O chileno devolveu para o lateral já próximo da grande área. Ele chutou cruzado para a defesa do goleiro Fabio, mas Braithwaite aproveitou o rebote e mandou de primeira para o fundo da rede. Fluminense 0 x 1 Grêmio!
Os donos da casa tentaram responder quatro minutos depois, com Arias. Em cobrança de falta, lançamento na área para o colombiano tentar de cabeça, mas a bola passou à direita da meta gremista. E assim o jogo se manteve, muito disputado, com dois cartões amarelos para a equipe gremista: para Soteldo e Braithwaite.
Aos 38 minutos, grande chance do Fluminense e uma defesa espetacular de Marchesín. Kauã Elias passou de calcanhar para Lima, que ficou sozinho, cara a cara com o arqueiro gremista. Ele chutou de perna direita, tentando tirar o argentino da jogada, mas o goleiro foi impecável: cresceu perante o atacante e conseguiu afastar com o pé.
Aos 42 minutos, o gol de empate. Após chute bloqueado de Keno pela defesa gremista, a bola sobrou para Arias, pela direita, chutar no cantinho. O goleiro Marchesín foi pego no contrapé e não conseguiu alcançar a bola, que estufou as redes. Fluminense 1 x 1 Grêmio.
Os últimos minutos seguiram com ambos os times propondo o jogo e algumas chegadas mais ríspidas. Ao fim da primeira etapa, mais três cartões amarelos, para os donos da casa Martinelli e Ganso, e para o gremista Reinaldo.
No retorno para o segundo tempo, nenhuma mudança na equipe gaúcha. Os primeiros minutos foram sem grandes chances para os dois lados. Mas aos 8 minutos, Aravena protagonizou contra-ataque que quase levou ao gol. O chileno carregou até a entrada da grande área e chutou forte. A bola passou caprichosa à esquerda do travessão.
Aos 13 minutos foi a vez do Fluminense levar perigo. Em jogada pela esquerda, Ganso passou para Arias tentar o chute, de primeira, já na pequena área. O goleiro Marchesín demonstrou grande reflexo e defendeu a bola, que ainda explodiu na trave antes de sair pela linha de fundo.
Os donos da casa seguiram pressionando. Seis minutos depois, Kauã Elias chutou da entrada da grande área, mas Marchesín voou na bola e espalmou para escanteio. Na cobrança de Lima, o mesmo atleta conseguiu marcar. Aos 20 minutos, ele subiu mais que todo mundo e mandou de cabeça para a rede. Fluminense 2 x 1 Grêmio.
Com a virada, o técnico Renato promoveu suas primeiras mudanças, na tentativa de reação. Em troca de atacantes, saíram Braithwaite e Aravena para as entradas de Diego Costa e Nathan Fernandes. E ainda, o meio campo Edenilson deu lugar a Cristaldo, da mesma posição.
Na sequência, o Grêmio já demonstrou reação. Aos 26 minutos, Soteldo carregou pela direita e cruzou. A defesa do Fluminense rebateu e a bola sobrou para o cabeceio de Cristaldo, que mandou na direção do gol. Ela só não entrou porque Thiago Santos conseguiu afastar.
Cada vez mais disputado, os times tentavam estratégias para vencer a partida. Em substituição no Fluminense, Kauã Elias recebeu cartão amarelo por atrasar sua saída de campo. Aos 37, novo susto da defesa do Grêmio. A bola sobrou para Nonato, sozinho, na frente de Marchesín, mas o goleiro cresceu novamente e saiu do gol para impedir que a bola entrasse no chute do volante.
A resposta do técnico Renato foram mais duas mudanças no time, buscando reforçar o ataque. O meio campo Soltedo saiu para a entrada do também meia Monsalve. Já o volante Dodi deu lugar ao atacante Arezo. Nos últimos minutos do jogo, o meio campo Villasanti e o próprio técnico Renato acabaram tomando cartão amarelo por reclamação.
O Grêmio buscava a recuperação quando o juiz deu oito minutos de acréscimo. Aos 48, um grande lance com chance para Arezo concluir. Ele tentou tirar do goleiro Fábio, que foi no corpo do jogador gremista e acabou derrubando-o na área. Pênalti para o Imortal!
Aos 52, Reinaldo chamou a responsabilidade e mandou a bomba. Uma cobrança muito bem feita, no ângulo, sem chances para o goleiro Fábio, para deixar tudo igual no Maracanã e garantir o ponto fora de casa. Fluminense 2 x 2 Grêmio!
Em meio às reclamações pela decisão do árbitro, Arias e Thiago Santos receberam cartão amarelo. Após o gol gremista, Felipe Melo, no banco do Fluminense, acabou expulso por reclamação efusiva. O goleiro Fabio também foi amarelado pela falta que resultou no pênalti.
Com o resultado, o Grêmio se manteve na 11ª posição na tabela, com 39 pontos. O próximo duelo do Tricolor será na outra sexta-feira, 8, às 21h30, contra o Palmeiras. O jogo acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo/SP, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA