Heinze e lideranças do Sul cobram retomada da duplicação do trecho I da BR-290

0
110

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS –, alinhado com o prefeito Ernani Gonçalves e lideranças empresariais de Eldorado do Sul, cobrou do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Hiratan Pinheiro, a retomada da duplicação do lote 01 da BR-290. A reunião aconteceu na última segunda-feira, dia 14, na prefeitura do município.

O trecho, interrompido em razão da desistência da Bolognesi Engenharia, contempla 29,7 km e compreende desde o km 112,3, na intercessão das BR’s 290 e 116 até o Km 142. A obra abrange ainda a duplicação do viaduto, a rótula de acesso à Guaíba, a ligação entre a BR 290 e a RS 40 e a ponte sobre o Arroio Divisa. Também constam no contrato os retornos dos quilômetros 113,4; 116,5; 129,3; 135,8; e 141,3.

O parlamentar gaúcho, que defende a bandeira da infraestrutura, reforçou a importância do projeto para a região. “A duplicação irá facilitar a mobilidade e o transporte de carga, não podemos retardar essa entrega. É válido ressaltar que o DNIT está adotando as medidas para reaproveitamento do processo licitatório em curso e temos dialogado com todos envolvidos para garantir a devida celeridade”, pontuou Heinze.

Marginais: ainda durante o encontro realizado na prefeitura de Eldorado do Sul, na presença de empresários da região, o senador sugeriu a construção de Plano de Urbanização transversal para a BR-290, nos moldes do desenvolvido na BR-116. A iniciativa pretende estimular a instalação de empresas e aquecer a economia local.

A proposta costurada pelo gaúcho contempla a construção de 34km de estradas marginais, sendo 17 km em cada margem, a ser implementada no trevo que liga a BR-116 a RS 405 para abrigar empresas. “Não podemos perder uma oportunidade de gerar emprego e renda. O meu objetivo foi estimular, por meio do diálogo de interessados, o potencial regional. Podemos ampliar substancialmente o número de negócios”, conclui Heinze.

Heinze e lideranças de Eldorado do Sul cobram retomada da duplicação do trecho I da BR-290