Instituição de ensino de São Sepé vai ganhar uma Cooperativa Escolar

0
144

Nos dias 01 e 02 de abril, a EMEF Padre Théo recebeu a Assessoria Formativa e Pedagógica do Sicredi, para os primeiros passos da Instalação de uma nova Cooperativa Escolar em São Sepé.

O programa acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.

A formação inicial foi para a direção da escola, diretora, Ingrid Bitencourt e coordenadora pedagógica, Luciane Brum. A professora, Elisares Schirmann, será a orientadora, e a coordenadora Local do PUFV em São Sepé, professora, Carolina Becker. O projeto é um incentivo da Fundação Sicredi.

Quem poderá participar da Cooperativa? Alunos voluntários matriculados na escola, do 5º ao 9º anos, junto a professores, cooperativas Sicredi, secretarias da Educação, entre outros parceiros. O desafio é criarem em grupos suas próprias cooperativas educativas com auxílio e orientação.

O resultado: aprendizado na prática e ampliação dos conhecimentos que permeiam a cooperação, trabalho em grupo e planejamento.

Como funciona? O programa é organizado em fases, e cada uma delas possui uma finalidade. Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores do cooperativismo enquanto aplicam uma trilha de aprendizagem cooperativa gameficada.

Na noite terça-feira, 2, aconteceu uma reunião com os pais para esclarecer a proposta de início de uma Cooperativa Escolar. Estiveram presentes, além dos assessores pedagógicos e direção escolar, o gerente do Sicredi, Luiz Augusto Rezende e representando a Cotrisel, Mariana Giuliani, parceiros de ações sociais e educacionais na comunidade sepeense.

Os primeiros passos foram dados e os alunos irão desenvolver a fase 1 da “Cooperlândia”, em que cumprirão 7 missões até que em novembro deste ano a Comissão de Fundação da Cooperativa na Escola realizará a assembleia que irá formar o Primeiro Conselho Administrativo e Fiscal da nova Cooperativa Escolar.