Legislativo de Formigueiro realizou a 11ª Sessão Ordinária

Na segunda-feira, 24, ocorreu a 11ª sessão ordinária da 15ª Legislativa da Câmara de Vereadores de Formigueiro. O presidente da Câmara, vereador Pablo Milani cumpre agendas em Curitiba, então a sessão foi presidida pelo vice-presidente Aci da Silva Cardoso.
No expediente da sessão, tema livre:
Elisane Rodrigues (PT): comenta sobre seus pedidos de providência, sendo um deles o retorno do transporte escolar à noite para quem estuda, fala sobre a importância desta volta e que muitos pararam de estudar porque não tem mais transporte e também fez pedido para colocação de quebra-molas um antes e outro depois da Escola Acácio Vieira para maior segurança de quem transita por ali. Pede um transporte para crianças com autismo em nossa cidade para mais comodidade para as mesmas.
Gilson Severo (MDB): fez um agradecimento ao gerente da Corsan/Aegea Nelson Weber pelo pedido que fez e foi realizado um trabalho esperado a tempo na Vila Farroupilha, mas também criticou ao profissional que atende nosso município sobre os vazamentos que eles tiram e deixam as pedras no canto da calçada, assim deixando serviço para trás e muitas vezes buracos nas ruas e asfalto, como exemplo: em frente a Câmara de Vereadores e na Avenida Gustavo Kath, o profissional justificou que está tendo uma troca de empresa que faz esse serviço.
José Cardoso (MDB): comenta sobre o pedido da vereadora Elisane dos quebra-molas, considerando de muita importância, mas a lei não permite em estrada de chão. Fala que espera que seja feito um calçamento no trecho onde se localiza a Escola, e que vem batalhando por isso, quando aí sim poderá ser instalado um quebra-molas no local.
Marcelo Oliveira (Progressistas): faz agradecimento ao secretário de Obras pelos serviços que foram solicitados e atendidos na localidade da Estância do Meio e Timbauva. Coloca seu nome a disposição nas escolas do nosso município e aos diretores das mesmas para reuniões que tratem assuntos com pais, onde o vereador possa ajudar como exemplo em reformas, reivindicação e que as escolas façam esse convite aos mesmos para participação nestas reuniões.
Mateus Ruviaro (MDB): diz que quando ocorre erro por parte da secretaria de Saúde, como o que ocorreu com caso citado pelo vereador Aci da paciente que perdeu a consulta, a mesta deve reparar este erro. Pede uma atenção ao secretário de Obras e ao prefeito nas estradas no Cerro do Louro que ainda não foram realizados os trabalhos. Comenta também sobre o zoneamento do transporte escolar que é de extrema importância para a vida útil e prolongada das escolas do interior e tem que partir da secretaria de Educação.
Valdecir Bortoluzzi (Progressistas): fala sobre o cronograma da secretaria de Obras e questiona por que não o patrolamento na estrada do Cerro à Timbauva, também comenta sobre roçadas na Vila na localidade do Cerro do Louro onde a sujeira toma conta em partes, pede ao Líder de Governo e espera ser atendido.
Claudionir Bender (MDB): fala sobre um ofício destinado para a Câmara, de autoria do Dr. Guilherme Machado Barbosa, do Ministério Público de São Sepé, que pede a implementação da rede de atendimento da mulher vítima de violência doméstica e familiar. O vereador defende e diz ser necessário aqui em Formigueiro essa rede de apoio para mulheres que sofrem este tipo de violência.
Durante a sessão o vice-presidente em exercício Aci fez o uso da palavra em seu espaço, manifestando alguns assuntos: pediu que o secretário de Obras atenda a localidade do Sossego que está em péssimas condições; apoia o calçamento na localidade do Fundo do Formigueiro no trecho da Escola Acácio Vieira; fez uma sugestão de fazer uma lista de quem quer estudar a noite para ver a possibilidade de volta do transporte escolar; pede atenção de quem marca as consulta na Saúde, para que avise as pessoas sobre dia e horário da mesma; agradece a secretaria de Educação pela colocação do bebedouro na Escola Formiguinha entre outros.
Projetos discutidos e aprovados:
Projeto de Lei n° 02/2025, da Mesa Diretora, que “Altera a redação do art. 36 da Lei Orgânica Municipal”. Na prática, incluiu no texto de forma explícita a quantidade (nove) de Vereadores que compõem a Câmara de Formigueiro, conforme solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)
– Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei n° 021/2025 , do Executivo Municipal, que “Institui o Plano de Incentivo à Arrecadação Municipal para créditos tributários.”
– Aprovado por unanimidade.
Por Mariana Machado.