Maternidade, futebol, luta contra o câncer e outras histórias contadas por Duda Streb

0
878

A jornalista Eduarda Streb participou da programação da Semana da Mulher 2023, organizada pela Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 09, com a sua palestra “A Hora da Virada”.

Para um auditório lotado de pessoas que foram escutar a vivência de Duda, por quase duas horas ela contou sobre o início da carreira, o trabalho como repórter esportiva, a maternidade que foi o ponto chave de sua vida e a luta contra um câncer de mama que enfrenta há mais de um ano.

Dona de um sorriso cativante, a conversa com o público ficou marcada pela sua trajetória no jornalismo esportivo e também às mudanças que a filha Luiza, hoje com 12 anos, promoveu na vida da repórter.

“A minha palestra é baseada na minha jornada de vida. Eu conto como foram esses 20 anos de carreira no jornalismo esportivo, nesse meio tão complicado de trabalhar para mulher – é uma área masculina”, destaca a jornalista que acumula experiências em copas do mundo, olimpíadas, jornadas esportivas na RBS TV, TV Globo e SPORTV.

A Hora da Virada para Duda Streb foi a chegada da filha, Luiza. “Eu estava preparada para a minha primeira copa do mundo e aí eu soube que estava grávida e mudou tudo completamente”, conta ela que ainda acrescenta.

“Eu precisei desmamar minha filha aos oito meses para cobrir o Internacional no Mundial de Clubes em 2010 e perdi os primeiros passos dela enquanto cobria a Copa América em 2011, a partir disso, comecei a ver a vida com outros olhos”.

 

Foi quando ela tomou a decisão de pedir demissão da SPORTV, onde morava no Rio de Janeiro e retornar para Porto Alegre em 2011. Mas a paixão pelo jornalismo ainda a fez voltar a trabalhar na RBS TV, onde tudo começou, até o ano de 2015 quando se desligou definitivamente, abrindo sua agência de comunicação e levando estado afora sua palestra motivacional.

Para Duda, o segredo de tudo é acreditar nas inspirações. “Vocês tem que acreditar no que te inspira, por 20 anos minha inspiração foi trabalhar na televisão, mas quando a Luiza chegou, minha inspiração passou a ser ela”, afirmou a repórter.

Outra questão abordada foi à vontade de empreender. Dentro de sua trajetória, Duda contou que sempre foi assalariada até o momento de jogar tudo para o alto e trabalhar por conta. “No início recebi apoio de pessoas próximas para ter o meu negócio. Hoje eu tenho uma assessoria. Eu tive um start e decidi que queria ser mãe, ter os meus planos, conciliar a vida de mãe com a minha carreira”, destacou Duda Streb.

Hoje, Duda consegue conciliar quase que naturalmente a vida pessoal. “Hoje sou dona do meu tempo”, afirma a jornalista que teve um segundo momento de virada na vida: a descoberta de um câncer de mama em dezembro de 2021. “Sigo em tratamento até hoje, foram 12 sessões de quimioterapia, contei com uma rede de apoio da família e amigos”, contou emocionada ela.

Para driblar a tristeza imposta pela doença, Duda resolveu levar alegria e tirar sorriso das pessoas, através da rede social ela contava os bastidores do tratamento da doença, mostrava as sessões de quimioterapias, sempre com alto astral. “A doença não podia ser minha inimiga, ela é minha aliada, eu preciso vencer”, e tem dado certo. Duda segue em tratamento a base de remédios e injeções.

O presidente da Câmara, Matheus Leão (PDT), agradeceu a vinda de Duda Streb. “É sempre bom escutar falas diferentes, que conseguem agregar uma mensagem a nossa vida, a participação da Duda em nossa programação foi muito especial”, destacou o vereador.

Informações- Câmara de Vereadores de São Sepé/ Mateus Friedrich Barreto/Jornalista.