Municípios da Quarta Colônia oficializados como Geoparque – Unesco

0
330

A aprovação ocorreu nesta madrugada de quarta-feira, dia 24, durante reunião do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, na França.

A região de Caçapava do Sul também foi reconhecida.

Com a certificação dos territórios de Caçapava do Sul, no sudeste gaúcho, e da Quarta Colônia, na Região Central, o estado agora detém o maior número de locais com essa titulação no Brasil.
A avaliação do território da Quarta Colônia para ser oficializado como um Geoparque ocorreu em outubro do ano passado, quando contou com a presença dos avaliadores da Unesco: Ángel Hernandéz (Espanha) e Helga Chulepin (Uruguai).

Agora, com a aprovação, o documento oficial de Geoparque Quarta Colônia – Unesco será entregue em cerimônia que ocorrerá em Marrakesh, no Marrocos, em setembro, durante a 10ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da Unesco.

O Geoparque Quarta Colônia é formado pelos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, com idealização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus).

A chancela da Unesco como um Geoparque se deu pela beleza natural das paisagens, da abundância de água dos rios e cascatas, da raridade dos fósseis encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos, a cultura preservada dos imigrantes, entre outros aspectos.

Fonte: Rádio Integração.

Foto: Prefeitura de São João do Polesine.