Nota: Coletivo de Arte e Cultura Negra Sepeense 20 de Novembro
MANIFESTO EM DEFESA DE UM PROJETO SOCIOCULTURAL.
SOMOS O COLETIVO DE ARTE E CULTURA NEGRA SEPEENSE 20 DE NOVEMBRO (integramos as comunidades quilombolas, escolas de samba, CTG Ronda Crioula e grupos de capoeira).
Idealizamos um projeto com uma missão essencialmente sociocultural.
Nossa construção se apoia em quatro pilares: CONSCIENTIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO, PARTICIPAÇÃO e DESENVOLVIMENTO, a seguir:
1 – Conscientização – Sabemos das dificuldades e necessidades da comunidade negra e, que por isso mesmo, deve buscar CONHECIMENT0, a começar pela sua história e de seus antepassados e, assim, ter melhores condições de avaliar, analisar a sua posição, a sua importância, os seus valores em um determinado contexto e cenário onde vive.
2 – Integração – Nossas ações são sempre com o intuito de trazer para perto, uns dos outros, sem apartar por raça ou cor da pele, porque assim entendemos seja a busca da igualdade racial.
3 – Participação – Incentivar a comunidade negra a participar da vida social, cultural e política da sua cidade.
4 – Desenvolvimento – Soluções para os eventuais conflitos e diferenças que tolhem ou sonegam as oportunidades e possibilidades de as pessoas negras prosperarem. Tanto que promovemos a Semana da Consciência Negra, com momentos de debates, leituras, recitais de poesia, exposições de pinturas, artesanatos, palestras e oficinas, Rodas de Samba, Rodas de Capoeira, Concurso Negro e Negra mais belos, entre outros.
Bem verdade e por justiça, devemos dizer que a Administração Municipal tem dado apoio e colaboração quando da realização de alguns desses eventos.
Lembramos, por oportuno, que foram realizadas várias reuniões, com sugestões e ponderações feitas pelo Coletivo e que deram origem, inclusive, numa minuta como contribuição ao importante Projeto de Lei do Executivo que trata da formação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Lamentamos, entretanto, que o nosso trabalho não tenha sido aproveitado pelo Executivo, quando da elaboração do Projeto em tela, enviado à Câmara de Vereadores.
Mas, nem tudo está perdido. Sugestões para Emendas ao PL foram apresentadas aos Vereadores.
Por fim, esperamos a proficiente análise e a aprovação do Poder Legislativo, bem assim, seja a nova Lei, com as Emendas sugeridas, sancionada pelo Senhor Prefeito, a fim de melhorar e reforçar o trabalho dos Conselheiros, tornando suas ações mais eficazes e visíveis, em prol dos objetivos pretendidos.
Assim tem sido e será a nossa luta e esforço, não ficaremos out side.
LARA CORNELIO, ADRIANA AIRES, RENATO CLEBER BORBA, KEYLA LVES, LUIS AUGUSTO COSTA, BRUNA COSTA, MARTA MESSIAS, EDUARDO BRUM MACHADO, SIMONE COUTNHO, MARQUINHOS RIGHI, ELPIDIO SANTANA, FLAIANE RIGHI, MARISTELA DOS SANTOS, CRISTINA SILVA, ANDRÉ NATHAN, KAUANE CORREA, ALEX SANTANA ALMEIDA,BRUNA FERREIRA.