Novo fóssil de dinossauro foi encontrado em cidade da Quarta Colônia

0
283

Foi descoberto um fóssil de dinossauro em Restinga Sêca. A divulgação foi realizada no final da manhã desta quinta-feira (23) pelo Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa).

Conforme a publicação, foi desenterrado um ílio esquerdo (osso da pelve) bem preservado em rochas Triássicas de cerca de 230 milhões de anos.

O novo exemplar foi encontrado por Dionatan Cabreira. O fóssil, que pertencente aos Herrerasauria, os primeiros dinossauros predadores do planeta, revela segredos da origem desta linhagem.

Este animal tem espécies aparentadas conhecidas na América do Sul, como Gnathorovax do Brasil e Herrerasaurus da Argentina, mas também compartilha características com dinossauros da América do Norte como Tawa.

Essa descoberta desafia o conhecimento existente, unindo continentes e sugerindo uma diversidade oculta de dinossauros nessas antigas camadas do Triássico do Brasil.

Anteriormente, um possível dinossauro Amanasaurus também foi descoberto em rochas do sitio Pivetta, na comunidade de São Rafael, interior de Restinga Sêca, por Rodrigo Müller e Mauricio Garcia, mas uma vez que sua posição como um dinossauro verdadeiro é incerta, o novo exemplar passa a ser o primeiro dinossauro inequivoco encontrado no município.

Fonte: Rádio Integração.