O maior PDA da história: Sérgio da Silva Almeida

0
287

Boa tarde! Hoje vou me ‘vingar’: senhores e senhoras professoras, por gentileza, respondam à chamada com a palavra ‘presente’”.

Assim, sob risos, abri o evento de lançamento do PDA 2023, na Ulbra, com a presença da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc), da Ulbra/Cachoeira e de representantes das 12 escolas de ensino médio de Cachoeira do Sul.

Em sua 1ª Edição, em 2021, o projeto Profissional do Amanhã (PDA) contou com a participação de 41 alunos do 2º ano, e apenas um estudante, que havia optado por Engenharia Mecânica e fez o “teste-drive” na UFSM, desistiu da carreira pretendida. “Achei difícil”, justificou. Já a 2ª Edição, em 2022, contou com a participação de 50 alunos, e somente uma estudante, que acompanhou os profissionais de biomedicina num laboratório de análises clínicas, não se identificou com a profissão que pretendia exercer. “Descobri que não era o que eu imaginava”, respondeu.

A grande novidade da 3ª Edição, que acontecerá no dia 5 de setembro, é a participação da Ulbra/Cachoeira que ao criar um setor específico onde efetuará as ligações às empresas e profissionais convidando-os a participar desse momento tão importante na vida dos estudantes, possibilitou o aumento do número de vagas: 110 vagas, que foram distribuídas às escolas segundo a quantidade de turmas.

O PDA, diferentemente do Teste Vocacional que busca avaliar o perfil de cada pessoa, e direcioná-la para a melhor escolha sobre qual carreira seguir, tem como objetivo possibilitar que o estudante possa acompanhar, por um dia, a rotina de um profissional em seu local de trabalho para responder a si mesmo à pergunta: “É isso mesmo que eu quero?”, corroborando com a frase da atriz Fernanda Montenegro: “Se você exerce a sua vocação, metade da sua vida está resolvida”. E devido ao último Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, que mostrou que 55,5% dos alunos que entraram na faculdade em 2017 desistiram dos cursos antes de se formar, fico felizão com a possibilidade de o maior PDA da história poder auxiliar os jovens a não perderem a motivação de estudar por não terem feito a escolha certa.