PF combate contrabando e comercialização de cigarros eletrônicos

0
649

_Grande parte do produto ilegal era comercializado para jovens de Santa Maria _

Santa Maria/RS: A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14/03), a Operação Vapor d’água, que apura o crime de contrabando.

Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Maria/RS. A ação de hoje busca a obtenção de novos elementos de prova acerca dos crimes investigados e delimitar eventuais responsabilidades de todos os envolvidos.

As vendas dos cigarros eletrônicos ocorriam por meio de perfil em rede social e eram destinadas, em grande parte, para jovens da cidade.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

Sendo assim, a conduta, em análise, configura, em tese, o tipo penal previsto no art. 334-A, § 1, IV do Código Penal (contrabando), com pena podendo chegar a 5 anos de reclusão.

O nome da operação faz alusão à “fumaça” gerada pelo cigarro eletrônico em forma de vapor de água, dando a falsa impressão de que não há malefícios no seu uso.

Informações- Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria